Mensagem

Amar o Inimigo

MSG 475 DE 13/1/2016

      ".. amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celes   te, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. ” (Mt. 5: 44-45).


       Muitas pessoas acham que estarão salvas se morrerem, pelo o fato de não roubar, não matar, não viver em adultério. Esse comportamento indica que elas já têm um princípio do temor de Deus (Pv. 9: 10). Mas ainda não é o suficiente para entrar no reino da glória. Antes da Era da graça, Deus nos exigia um nível de santidade bem menor; mas também ninguém alcançava a salvação plena, pois aqueles que morriam em fidelidade eram levados para o seio de Abraão (Lc. 16: 22). Entretanto, vindo Jesus, e estabelecendo uma nova aliança, a porta para a plena salvação foi aberta, mas só passam por ela aqueles que cumprirem os novos mandamentos, que nos foram ensinados pelo Senhor (Mt. 7: 13-14).  


       Os versículos que reproduzimos acima fazem parte de uma série de mandamentos que devem ser cumpridos por aquele que leva a sério as Palavras do Senhor, e almeja conquistar a salvação. Ao contrário do mandamento antigo que permitia a vingança, Jesus estabelece que devemos amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem. É lógico que dificilmente poderíamos fazer isso de coração, se dependesse apenas de nós mesmos. Mas se dermos o primeiro passo por obediência a Jesus, o Espirito Santo trás o poder do alto e faz a diferença (At. 1: 8). Ele muda nosso sentimento a respeito da pessoa para quem oramos ou a quem precisamos amar, e nos proporciona condições para cumprir o que foi mandado por Jesus. Isso testifica que é Ele quem nos guia em toda a verdade (Jo. 16: 13).


       Em nossos dias existem igrejas que dão pouca importância ou mesmo não aceitam o batismo com o Espírito Santo. Mas na prática do dia a dia seus fiéis acabam enfraquecidos, e na verdade incapazes de cumprir os mandamentos decorrentes da nova aliança. Isso deixa um ponto de interrogação no íntimo daquele que busca a Deus com sinceridade. Será que Deus não vai nos cobrar pelo fato de termos omitido os mandamentos mais profundos que Jesus deixou? Penso que sim, porque uma aliança envolve compromisso dos dois lados. Em nosso caso, temos que cumprir nossa parte com Jesus para que ele cumpra a dele com nós. Observe o que disse João Batista a respeito das bases da nova aliança:


      Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, e não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. ” (Lc. 3: 16).


      Como vemos, a nova aliança que nos conduz à salvação começa com dois tipos de compromissos. O nosso para com Deus, quando descemos às águas; e o de Jesus para com nós quando nos dispomos a segui-lo com inteireza de coração. Assim se essa aliança tiver sido fechada corretamente, o Espírito Santo nos supre das forças necessárias para perdoar, para amar aos inimigos, para orar pelos que nos perseguem, e em fim para cumprirmos todos os mandamentos, mesmo porque nossa capacidade vem de Deus (2 Co. 3: 5). Para isso, Ele foi derramado sobre toda a terra, a fim de guiar todo aquele que clamar pelo Senhor (At. 2: 21). Assim, quando deixamos de buscar o Espírito Santo para nos fortalecer na obediência aos mandamentos de Jesus, estamos indicando para o Senhor que não precisamos Dele. Veja este texto:


       “ ... O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. ” (2 Cr. 15: 2). 

 
       O que mais vemos hoje são pessoas sofrendo e perdendo a batalha da vida para o diabo sem saber porque não foram respondidas em suas orações e súplicas. A falha é humana e não de Deus. Por isso, os cristãos verdadeiros devem lutar para que de alguma forma a Palavra do Senhor chegue aos corações necessitados e sedentos da verdade.


       Amigo, nunca te deixes levar por doutrinas enganosas ou influências de homens que desejam se assentar no lugar de Deus. Jesus nos comprou por um preço muito alto, e por isso devemos obedecê-lo fielmente em tudo que ele nos recomendou. Portanto, busque o poder de Deus através do Espírito Santo e certamente as muralhas de problemas se ruirão em sua frente.


       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.