Mensagem

ALERTA DOS APÓSTOLOS

MSG 518 = 23/11/2016

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; ” (I Pe. 5: 8).  
    
       Somos seres humanos imperfeitos, e por mais que nos esforcemos estamos sempre expostos aos enganadores que, ocultos aos nossos olhos, rondam os ares da terra. Jesus avisou que esse tipo de risco vai nos acompanhar enquanto estivermos nesse mundo (Jo. 16: 33). São as ações das potestades espirituais malignas que, alocadas nas regiões celestes, comandam a perversidade na terra (Ef. 6: 12). O apóstolo Pedro teve o privilégio de ter andado ao lado do Senhor, e tinha a viva e perfeita experiência disso. Ele sabia, por exemplo, que quando distanciamos de Jesus ficamos extremamente vulneráveis à ação do enganador (Mt. 26: 58-69-70).   

       O versículo que acima transcrevemos diz respeito ao alerta que ele faz aos seguidores de Jesus, comparando o diabo a um animal feroz. Pedro compara o inimigo de nossas almas a um leão faminto, que constantemente procura alguém para devorar. Apesar de já ter decorrido mais de dois mil anos entre nosso tempo e o tempo do apóstolo, o aspecto do perigo que corremos quando distanciamos das Palavras de Jesus, não mudou muito. A única diferença que passou a existir, é o fato de nossa comunhão com o Senhor, hoje, acontecer em espírito (Jo. 6: 63-64).     
       O fato de se distanciar dessa comunhão e ser alcançado pelo devorador de almas no mundo, inicia exatamente quando começamos a deixar de dar ouvidos aos princípios do evangelho. É nessa oportunidade que as potestades satânicas invadem nossa alma influenciando-nos com desejos que desagradam a Deus. Mas o sábio conselho do apóstolo do Senhor nos adverte que devemos resistir firmes na fé (I Pe. 5: 9). Os desejos carnais são as ferramentas mais usadas pelo inimigo para nos tirar da vontade de Deus, levando-nos à perdição. Portanto, vigiar contra a entrada deles é uma atitude mais que necessária para quem quer alcançar a vida eterna. Veja a advertência do apóstolo João:

      “Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a vaidade da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora o mundo passa e a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.”  (I Jo. 2: 15-16-17).   

       Tudo faz crer que estamos vivendo tempos do fim, e os mentores do mal sabem que seus dias já não são muitos. Por isso, trabalham com todas as forças empregando inteligência para conseguir enganar os eleitos, isto é, aqueles que foram chamados por Deus (Jo. 6: 65). Essa é a razão pela qual existem tantas pessoas distorcendo os sentidos das Palavras do Senhor com falsas profecias, que mostram mais as vantagens do mundo que a salvação de Deus.

       Por isso, o cristão que não aceita perder a coroa da vida eterna, deve atentar para as advertências que os discípulos de Jesus deixaram escritas para nós. Assim como Jesus pagou um alto preço para abrir a porta da salvação, também seus primeiros discípulos pagaram com a vida para deixar um legado que nos leva a passar no santo caminho (Is. 35: 8). Dessa forma, é importante para nós valorizar os ensinamentos revelados por aqueles verdadeiros homens de Deus. Veja o que disse o apóstolo Paulo:
       “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição” (I Tm. 6: 9).   
       Poucos entendem que desde os tempos do jardim do Éden a maior riqueza que o homem pode ter é a comunhão com Deus. Por tê-la perdido, Adão e Eva estão guardados por algemas eternas até o dia do Juízo final (Gn. 3: 22-23 e Jd. 1: 6). Mas infelizmente tem se levantado pessoas que botam objetos de desejos materiais diante dos olhos de outras, para convencê-las de que as riquezas terrenas são as maiores bênçãos que Deus tem para nós. Elas não têm o menor temor em contrariar os alertas de Jesus (examine Mt. 6: 19-20-21).

       Amigo, Jesus nos advertiu contra os falsos profetas que são equiparados a lobos vorazes (Mt. 7: 15). Portanto, devemos resistir quando nos sugerem caminhos que não condizem com o evangelho. Veja o alerta do apóstolo Tiago: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós” (Tg. 4: 7).        
 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu lindo coração.