Mensagem

SEGUIR JESUS

MSG 589 = 03/04/2018

       Examinando as Escrituras, é fácil perceber que muitos detalhes dos fatos ocorridos durante o ministério de Jesus, prefiguraram situações que acontecem com nós hoje. Isso ajuda a entender a maneira pela qual devemos comportar para cumprir a vontade do Senhor, e ter mais condições de vencer os obstáculos que surgem. Com certeza, tudo foi habilmente planejado por Deus, para facilitar nosso entendimento. Assim, para evitar muitos erros em nossas decisões, temos que conhecer as Escrituras e o poder de Deus (Mt. 22: 29). Uma das prefigurações valiosas apontando para o risco que corremos quando distanciamos de Jesus, ficou visível no momento em que o prenderam, e levaram para a casa do Sumo Sacerdote. Veja o texto:

      “Eles prenderam Jesus e o levaram até a casa do Grande Sacerdote. E Pedro os seguia de longe. ” (Lc. 22: 54).    

       Pouco antes de o prenderem, Jesus havia avisado a Pedro que satanás o estava reclamando para tenta-lo. Diante dessa revelação, Pedro declarou que iria com o Senhor até para a morte se fosse necessário (Lc. 22: 32-33). Isso deixa claro que Pedro era realmente fiel ao Senhor, mas o diabo estava esperando uma oportunidade para enganá-lo. Ele não havia entrado em Pedro a mais tempo, porque Pedro estava seguindo a Jesus, e isso o impedia. Porém, no momento em que Pedro, passou a seguir Jesus de longe, foi a oportunidade que o diabo esperava. Por isso, logo depois que entraram no pátio da casa do Sumo Sacerdote, Pedro se deixou levar pela fraqueza, negando por três vezes que conhecia a Jesus (Lc. 22: 55 a 61).

       Essa foi a mais autêntica demonstração de que nunca devemos afastar do Senhor. Hoje não o seguimos na dimensão física como naquele tempo; mas pela fé temos  a certeza que espiritualmente ele está com nós. Veja a promessa feita no momento de suas últimas Palavras antes de subir aos céus. Eis o texto:

       “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. “(Mt. 28: 19-20).   

       Portanto, seguimos a Jesus quando obedecemos ao que ele mandou, ou seja, quando de alguma forma compartilhamos para fazer discípulos, ensinando-os a guardar os seus mandamentos, ou contribuímos para que isso seja feito. No momento em que afastamos desse contexto, mesmo crendo no Senhor, estamos seguindo de longe, e abrindo brecha para a entrada do inimigo. O espírito satânico entra sem que o percebamos, altera nossos pensamentos, e coloca aquilo que ele quer que façamos. O que ele fez com Pedro foi um exemplo perfeito. Pedro era realmente fiel a Jesus, conforme mostrou seu arrependimento (Lc. 22: 62). Mas por ter deixado falha, o seguindo de longe, deu entrada para o inimigo, e por alguns momentos teve sua vontade adulterada.

       Situação semelhante tem acontecido com muitos cristãos de nossos dias. Eles se distanciam do Senhor, às vezes até por algum tipo de atração insignificante. Os domínios satânicos entram, e quando vai se acordar para a realidade, o erro já está consumado. Isso acontece principalmente na destruição das famílias. Em muitos casos a pessoa vai cair na realidade quando já não pode mais reverter o caso. Por isso, devemos seguir Jesus de perto, vigiando e orando para não entrar em tentação. Veja o que ele ordenou aos discípulos que se deixavam abater pelo sono. Eis o texto:

      “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: ....” (Mc. 14: 38).

       Depois que Jesus foi assunto aos céus, nós o seguimos através do exame continuo de sua Palavra. Essa é a maneira pela qual assimilamos a vontade de Deus, e a guardamos em nosso coração para glorificar ao Pai.

       Amigo, ainda que você julgue saber tudo a respeito das Escrituras, nunca pare de examiná-las, pois esse é o caminho pelo qual seguimos a Jesus de perto, impedindo as oportunidades de entrada do inimigo.
 
       Que o Senhor nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                              Natanael de Souza