Mensagem

SEGUIR JESUS

MSG 558 = 29/8/2017

      Muitos detalhes dos fatos ocorridos durante o ministério de Jesus, prefiguraram situações que acontecem hoje. Eles foram habilmente planejados para surtir efeitos naquela época, mas retratam muitas situações que acontecem em nossa vida espiritual. Por isso, ficaram registrados, com o objetivo de nos instruir, proporcionando melhor relacionamento com Deus, e melhores condições para cumprirmos os mandamentos do Jesus. Portanto, é necessário que nos esforcemos na preparação do evangelho, pois quem não conhece as Escrituras nem o poder de Deus está exposto aos enganos do inimigo ((Ef. 6: 15 e Mt. 22: 29). Uma das prefigurações valiosas, é a que aponta para a maneira pela qual devemos seguir a Jesus. Ela ficou visível no momento em que o prenderam, e levaram para a casa do Sumo Sacerdote. Veja o texto:

      “Eles prenderam Jesus e o levaram até a casa do Grande Sacerdote. E Pedro os seguia de longe. ” (Lc. 22: 54). 

       O detalhe que queremos mostrar é o fato de Pedro ter se distanciado de Jesus.  Pouco antes de o prenderem, Jesus havia avisado a Pedro que satanás estava pedindo para o tentar. Em resposta, Pedro disse a Jesus que estava pronto para ir até para a morte com o Senhor, se fosse necessário (Lc. 22: 32-33). Ficou claro então que Pedro era realmente fiel Jesus. Mas o diabo esperava uma oportunidade, pois Pedro estava seguindo a Jesus, e isso o impedia de cumprir seu intento. Entretanto, a oportunidade surgiu quando Pedro se distanciou de Jesus, seguindo-o de longe. Diz o texto Sagrado que logo depois que entraram no pátio do Sumo Sacerdote, Pedro se deixou levar por pensamentos diferentes, e fraquejou em sua fé, negando por três vezes que conhecia a Jesus (Lc. 22: 55 a 61).

       Essa foi uma autêntica demonstração de que não devemos afastar do Senhor em nenhum momento. Hoje não temos presença física do Senhor; mas o seguimos espiritualmente, já que, pela fé, temos a certeza que ele está com nós. Veja a promessa feita no momento de suas últimas Palavras antes de subir aos céus. Eis o texto:

       “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. “ (Mt. 28: 19-20).   

       O texto aqui reproduzido confirma que, espiritualmente Jesus está com nós quando obedecemos a Sua Palavra. Essa obediência significa tomar parte na nova aliança, e fazer discípulos, ensinando-os a guardar os seus mandamentos, ou contribuir para que, de alguma forma, isso seja feito.

       Mesmo crendo no Senhor, no momento em que afastamos desse contexto, estamos seguindo a Jesus de longe; e como Pedro, abrindo a brecha para a entrada do inimigo. Da mesma forma que operou no passado ele opera hoje, entrando em nosso sentimento sem que o percebamos, alterando nossa fé, e colocando aquilo que quer. Pedro foi um exemplo perfeito. Ele era realmente fiel a Jesus, pois seu arrependimento mostrou isso (Lc. 22: 62). Mas por ter deixado falha se distanciando do Senhor, deu entrada para o inimigo, e por alguns momentos teve sua vontade adulterada. Situação semelhante tem acontecido com muita gente. As pessoas se distanciam do Senhor, e os domínios do diabo entram, sem que elas percebam. Quando acordam para a realidade o erro já está consumado. Isso acontece principalmente na destruição das famílias. Na maioria das vezes a pessoa vai cair na realidade quando já não pode mais reverter o caso.

       Por isso, nunca podemos esquecer de que em qualquer situação, vigiar e orar é um princípio para todos os seguidores de Cristo. Seguir a Jesus de perto é busca-lo continuamente, ou seja, levar uma vida de oração. É a forma mais eficiente de evitar cair nas astúcias satânicas. Veja o que Jesus disse quando encontrou os discípulos descuidados e dormindo. Eis o texto:

      “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. “ (Mt. 26: 41).      
 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                  Natanael de Souza