Mensagem

SEDE PERFEITOS

MSG 671 = 19/11/2019

        Jesus tinha plena consciência de que Deus havia preparado um plano para o nosso resgate. Ele sabia que, para nós, alcançar a perfeição parecia impossível, pelo fato de estarmos envolvidos em pecados. Mas, mesmo assim, nos ensinou que tudo é possível àquele que crê (Mc. 9: 23). Podemos, então, estar convictos de que para alcançar um nível espiritual superior, e ser a luz do mundo, depende de nosso esforço (Mt.11:12 e Mt. 5: 14). Se crermos no Senhor, basta observar o que aconteceu no passado, para ver que quem confiou nas promessas de Deus, foi vencedor, e quem duvidou perdeu a batalha da vida (Nm. 14: 8 e 38). Isso deixa claro que, aqueles a quem Deus chamou, deve buscar a perfeição, através do conhecimento e prática do evangelho (Mt. 7: 24-25). Veja o que Jesus nos mandou fazer. Eis o texto:

      “..., sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste.” (Mt. 5: 48).

       Assim, quem faz questão de vencer a batalha da vida, salvando sua alma, deve obedecer sem questionar. Mas essa obediência é ao evangelho, segundo o que o Espírito Santo nos ensina (I Jo. 2: 27). Muitos hoje, falsificam as Escrituras, e chegam ao absurdo de ensinar que as bençãos de Deus passam primeiro por eles, para depois chegar a nós. Isso já ficou para atrás a mais de dois mil anos. Em nosso tempo, o certo é crer em Jesus como diz as Escrituras (Jo. 7: 38-39).  Através do apóstolo Pedro, o Senhor mandou que os homens nos ensinem esse caminho, de maneira voluntária, sem impor domínios às ovelhas, que não são deles (I Pd. 5: 2).

       Portanto, irmãos, a busca da perfeição é necessária para chegarmos à glória, mas ela é feita segundo a revelação dada a cada um pelo Espírito Santo, pois é Ele quem nos guia em toda a verdade (Jo. 16: 13). Só chega a Jesus, a pessoa a quem Deus chamou (Jo. 6: 65). Esse chamado é representado pelo toque do Espírito Santo no sentimento do escolhido, limpando-o do bloqueio dos pecados, e descobrindo a luz de Deus que existe em cada criatura. No momento que isso acontece, a pessoa se convence da verdade, e muda o senso crítico que tinha sobre o mundo que a cerda (Jo. 16: 8). A Bíblia chama esse processo de novo nascimento (Jo. 3: 3). A partir daí, a pessoa chamada passa a ter a revelação dos sentidos do que está escrito na Bíblia, já que o Espírito Santo deixa nela um talento inicial, de acordo com sua capacidade, para que ela possa evoluir na busca do poder de Deus (Mt. 25: 14-15). Por isso, a dependência humana para quem nasceu de novo é muito pequena, e seus líderes não precisam e nem devem obrigá-las a nada. Veja o que disse o apóstolo Pedro. Eis o texto:

       “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.” (I Pd. 5: 2-3).  

       Isso quer dizer que nossa capacidade vem de Deus (I Cr. 3: 5). Quando um líder espiritual foge dessa orientação, é sinal de falsa profecia, e aquele que busca a perfeição como Jesus mandou, deve fugir dele, para evitar que mais tarde seja visto por Deus como cúmplice de seus pecados (Ap. 18: 4). Assim, buscar a perfeição significa lutar para aprender com prudência e valentia; e viver segundo os ensinos de Jesus, sem temer as ameaças dos falsos profetas (Ver Dt. 18: 21-22).

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.

 
                                                               Natanael de Souza