Mensagem

SACRIFICAR OU OBEDECER

MSG 560 = 12/09/2017

       Quando deixamos nossa vontade própria falar mais alto, afastamos momentaneamente da direção do Espírito Santo, e acabamos distorcendo o verdadeiro sentido da Palavra de Deus. É a partir daí que o diabo coloca em nosso coração a convicção de que aquela distorção é uma verdade. Em cima disso se desenvolvem longos caminhos, sem que percebamos nosso erro (2 Sm. 11: 1 a 15). Isso tem levado muitas pessoas a caminharem enganadas, pensando que estão fazendo a vontade de Deus. Um grande exemplo nesse sentido aconteceu com o rei Saul, quando pensou que o sacrifício de ovelhas agradaria a Deus, numa situação de desobediência. Naquele tempo, a verdade veio à tona através do profeta Samuel, declarando que o obedecer era melhor que sacrificar (1. Sm. 15: 22). Hoje no tempo da Nova Aliança, o autor do livro de Hebreus confirma essa verdade, instruindo a respeito do sacrifício de Jesus. Veja o texto: 

      “Depois ele disse: “Estou aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade. ” Assim Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo. “ (Hb. 10: 9)     

       O texto deixa claro que a morte sacrificial de Jesus substituiu todos os antigos sacrifícios. Portanto, não agradamos a Deus quando continuamos praticando os ritos já substituídos, mesmo porque isso significa menosprezar o que Jesus fez por nós.   Por outro lado, Deus mandou dar ouvidos a Seu Filho, advertindo de que vai pedir contas a todos aqueles que não o obedecer (Dt. 18: 18-19).  Parece óbvio, então, que a obediência ao evangelho de Jesus está em primeiro lugar.  Isso deixa claro que o sacrifício mais importante é aquele que se faz necessário para praticar os ensinos do Senhor, isto é, o sacrifício de nossa própria vontade.

       Portanto, a palavra dada ao rei Saul é válida também para os cristãos: OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR. Assim, nosso maior e mais importante sacrifício hoje está no esforço para viver em obediência ao que Jesus nos mandou fazer; isto porque seus mandamentos exigem que abandonemos todas as coisas que não condizem com o que ele ensinou.   Portanto, obedecemos a Jesus quando entregamos totalmente nossa vida para segui-lo, e aguardamos que dele venha o suprimento de nossas necessidades. Veja o texto:

      “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. “ (Jo. 15: 7-8).

      Como o texto mostra, esse é o discipulo que glorifica a Deus, e para a vida dele o Senhor manda tudo o que ele pede. É o deserto do cristão fiel, que vive pela fé, e Deus o vê como justo, aguardando a volta do Senhor (Hb. 10: 37-38). Para alcançar essa fé é necessário obedecer sem questionar aquilo que Jesus determinou. Quando assim o fazemos, ele supre nossas necessidades da mesma forma que Deus supriu o povo de Israel no deserto (Fp. 4: 19). Portanto, se no tempo da Lei Deus supria o povo mediante a prática de sacrifício carnal, hoje no tempo da graça Ele supre mediante o sacrifício espiritual, ou seja, quando negamos nossa própria vontade para obedecer a Jesus. Isso foi recomendado pelo Senhor, para aqueles que verdadeiramente o querem seguir. Veja o texto:

      “Chamando a si a multidão com seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. “ (Mc. 8: 34).    

       Quando obedecemos com exatidão a Palavra de Jesus, o suprimento de nossas necessidades flui sem necessidade de preocupação com o que vamos comer ou vestir (Mt. 6: 25). Isso confirma que obedecer é melhor do que sacrificar.

       Amigo, viver em obediência aos mandamentos de Jesus, é o grande desafio do cristão, e nós precisamos aprender a fazer isso. Tempos virão em que o dinheiro não vai resolver as adversidades. Somente a vida pela fé vai nos sustentar para chegarmos ao fim da jornada.
   
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde do engano espalhado pelos ares dessa terra.
         
                                                                  Natanael de Souza