Mensagem

PROSPERIDADE

MSG 632 = 19/02/2019

      Sentindo a preocupação das pessoas sobre como deveriam fazer para adquirir os bens materiais necessários à vida, Jesus passou a ensiná-las, procurando mostrar a atitude certa a ser tomada para alcançar os desejos de seus corações, sem prejudicar a salvação.   Se considerarmos que ele estava junto com o Pai, e viu Deus colocar o homem no meio das riquezas do jardim do Éden, facilmente concluímos que ninguém seria melhor para nos instruir no caminho certo, sem prejudicar nosso futuro espiritual. Veja a primeira coisa que ele adverte:

      “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. ...” (Mt. 6. 24).     

       Como profundo conhecedor do ser humano, Jesus afirma que somos incapazes de colocar o coração em dois alvos ao mesmo tempo. Ele mostra que, como filhos de Deus, devemos crer que o Senhor supre nossas necessidades, pois somos a coroa da criação. Adverte-nos ainda de que a ansiedade só toma lugar no coração de quem é incrédulo (Mt. 6: 30 – 32). De fato, quando olhamos para as experiências do passado, vemos que no deserto, onde não existia meio de sobrevivência, Deus não deixou faltar nada ao povo hebreu, e até o protegeu do desgaste aquilo que eles possuíam (Dt. 29: 5 e Sl. 34: 9).

       Jesus apontou, então, para o ponto de partida que leva à verdadeira prosperidade, mandando-nos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e afirmando que, quando assim fazemos, o Senhor supre, como acréscimo, todas as nossas necessidades no mundo (Mt. 6: 33). Essa orientação mostrou que a prosperidade espiritual é a riqueza maior de nossa vida. A partir dela, Deus concede o resto, de acordo com nossa capacidade de possuir as coisas no mundo, sem risco perder a salvação (Sl. 37: 4 e Tg. 4: 4).     
       O diabo sabia disso, quando quis enganar no monte da tentação, oferecendo a Jesus o domínio de todos os reinos do mundo, se o Senhor aceitasse sua proposta (Mt. 4: 9-10). Muitos hoje, sem perceber, tem caído nesse tipo de armadilha, buscando a riqueza do mundo sem obedecer às instruções do Senhor. Grandes evangelizadores de nossos dias não tomam Jesus como modelo, e caem na mentira das potestades satânicas, buscando prosperidade apenas no campo material, deixando de mostrar que a verdade está nas grandezas espirituais.  É um erro grosseiro, que demonstra a fraqueza daqueles que não obedecem ao Senhor. Isso acontece porque o evangelho do reino está cada dia mais contaminado. É o joio que cresce no meio do trigo, e que só Jesus vai arrancar no fim dos tempos (Mt. 13: 29-30). 

       Portanto, irmãos, não se iludam com as riquezas adquiridas em desobediência à Palavra de Jesus (Jr. 17: 11). Elas não vêm de uma fonte espiritual pura, e tem levado muitos ao engano, pensando que podem servir a dois senhores. É um tipo de laço que acaba levando os servos do Senhor a perder a unção que o Espírito Santo lhes concedeu, e passar a viver de aparências. Devemos orar por aqueles que trocam a fiel observância aos ensinos de Cristo, pelos seus próprios raciocínios, e passaram a buscar a prosperidade do mundo, esquecendo que nossa capacidade vem de Deus (V. Sl. 127: 2).

 
      Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
  
                                                                                  Natanael de Souza