Mensagem

PERCEPÇÃO ESPIRITUAL

MSG 666 = 15/10/2019

       O espírito é o elemento principal no ser humano, e o corpo sem ele é apenas uma matéria morta. Tudo que alimenta a vida vem do espírito, inclusive a capacidade de percepção e entendimento (Jó 32: 8 e 33: 4). A convicção disso leva-nos entender que podemos comunicar e perceber as coisas através do espírito (Mt. 9: 3-4). As Escrituras mostram que antes de pecar o homem tinha perfeita comunhão com Deus, mesmo estando o Senhor em Espírito e o homem em corpo físico. Mas essa comunhão foi interrompida quando o homem desobedeceu a Deus (Gn. 3: 23). Nada foi mudado, e a barreira que hoje nos impede de perceber as coisas do mundo espiritual, é o pecado (Is. 59: 2). Mas na medida em que passamos a obedecer a Deus, e buscar o perdão de nossos pecados, essa barreira vai se dissolvendo, e nossa capacidade espiritual vai sendo restaurada. Veja o exemplo nesse fato ocorrido entre o profeta Eliseu e seu moço Geazi, quando estavam em Dotã. Levantando-se de manhã, Geazi viu que estavam cercados pelo exército inimigo, e teve medo. Eliseu, porém, o disse para não temer, porque o que estava com eles, era maior que o exército inimigo. Orou, então Eliseu, e pediu ao Senhor que mostrasse ao moço a proteção espiritual que tinha ao redor deles. Eis o texto sobre a resposta do Senhor:

      “... E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” (2 Re. 6: 17).    
 
       O detalhe que queremos extrair aqui, é a diferença de visão do mundo espiritual entre os dois. O profeta não temeu, porque tinha perfeita percepção da força oculta que os cercava. Mas seu auxiliar, que não estava sujeito à mesma disciplina espiritual, nada percebia. Essa é uma autêntica demonstração bíblica de que restauramos a visão espiritual na medida em que passamos a viver em obediência à vontade do Senhor. Portanto, a percepção do mundo espiritual é uma capacidade natural do homem, encoberta pelos nossos pecados, e pode ser restaurada na medida em que nos santificamos perante o Senhor (Hb. 12: 14).   Essa é a razão pela qual Jesus disse que somos a luz do mundo (Mt. 5: 14). Portanto, a visão espiritual não é uma maldição como alguns ensinam. Ela é um atributo dado por Deus, que quase sempre está encoberto por nossos pecados, e se expressa de acordo com nosso comportamento perante o Senhor. Veja o que Jesus disse:

      “... se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” (Mt. 6: 22-23).   

       A Bíblia mostra que quando a humanidade alcançar um estágio espiritual superior, todos os vencedores verão a Deus (Ap. 22: 3-4). O caminho para isso é a obediência aos mandamentos de Jesus, tendo como base os princípios estabelecidos na lei do amor (I Co. 13: 1 a 10). Esse caminho nos leva a negar a nós mesmos, tomar nossa cruz e seguir ao Senhor (Mc. 8: 34).

       Portanto, a chave da vitória é perdoar, orar pelos que nos perseguem, bem dizer aos que nos maldizem, e abandonar o passado, avançando para a frente e para o alto em busca do prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp. 3: 13). Vai ver a Deus, quem consegue fazer isso (Mt. 5: 8).
 
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.   
 
                                                                       Natanael de Souza