Mensagem

A NOVA JERUSALÉM

MSG 609 = 4/9/2018

       A Bíblia relata as obras de Deus nos três aspectos principais do tempo, mostrando o que passou, o que está passando e o que vai passar. O que já aconteceu, é um registro de experiências, que serve de base para nos instruir como comportar no presente, em situações semelhantes. Observando o que passou, podemos ter uma ideia da perfeita vontade de Deus (Rm. 12: 2). Isso nos deixa convictos da forma pela qual devemos proceder para colocar nossa vida no centro da vontade do Senhor. Entretanto, quando se trata dos fatos que ainda estão no porvir, a coisa se complica, porque depende de nossa fé, e desagradamos a Deus quando duvidamos daquilo que Ele disse que vai acontecer (Nu. 11: 21-22-23 e Hb. 11: 6).  A Nova Jerusalém é uma das promessas de Deus que precisamos ter fé para crer que ela vai acontecer. Veja o que foi mostrado ao apóstolo João.Eis texto:

      “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, ... E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.” (Ap. 21: 1-2-3).

       Evidentemente esse grande evento ainda está muito longe de nossos dias, com certeza, a mais de mil anos. Mas vai acontecer. Deus nos deu o privilégio de tomar conhecimento de Seus planos através de Jesus. Mas devemos entender que somente aquele que crê vê Sua glória (Jo. 11: 40). Portanto, o cristão que duvida não pode ver as coisas maravilhosas que o Senhor tem para os seres humanos (Jr. 33: 3). A Nova Jerusalém está prevista para o tempo que virá depois da restauração de todas as coisas (Ap. 21: 1). As Escrituras relatam que essa terra em que vivemos foi amaldiçoada por causa da rebelião dos seres humanos no princípio da criação, e a maldição dela está inserida na sentença que Deus estabeleceu por causa do pecado de Adão e Eva (Gn. 3: 17).

       Nos dias atuais, estamos vivendo o tempo em que se cumpre essa maldição, e Deus vai julgar os espíritos de todos os que passaram por aqui. Quem for condenado morrerá pela segunda vez (Ap. 20: 14).  Então essa terra será extinta. É a partir daí que surgirá a Nova Jerusalém, e não haverá mais sofrimentos. Veja o texto:

      “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.” (Ap. 21: 4).

       Deus fez o homem para viver em comunhão com Ele, e nós perdemos esse privilégio por causa da desobediência dos seres humanos, considerada como rebelião contra o Senhor (Gn. 3: 22-23). Mas está escrito que nenhum dos planos de Deus podem ser frustrados (Jó 42: 2). Portanto, tudo voltará a ser como no princípio da criação, apesar dos dias sombrios em que a terra está passando. 

       Amigo, creia no poder imensurável do Criador. Jesus disse que quem crê vê a glória de Deus. Com toda certeza, vamos ver a Nova Jerusalém, mesmo já estando em vida espiritual. Portanto, não desanime. Veja o que Davi profetizou. Eis o texto: “Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios.” (Sl. 91: 8).

         Que o Senhor nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                     Natanael de Souza