Mensagem

NOSSO ESPÍRITO

MSG 544 = 24-05-2017

      “O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo. ” (Pv. 20: 27).   
 
       O ser humano tem espírito, corpo e alma (I Ts. 5: 23). Deus o trouxe à existência em duas ações, sendo que na primeira criou o espírito, e na segunda formou o corpo do pó da terra, soprando nele o espírito já existente (Gn. 1: 27 e 2: 7). Foi a partir dessa união do espírito com o corpo que a alma passou a existir. Portanto, a alma é um sentimento sempre relacionado às coisas terrenas. Até mesmo o próprio Deus, sendo Espírito sem corpo físico, faz referência à Sua alma ao se relacionar com nós (Is. 42: 1). Mas dentre os três elementos que compõem nossa existência, o espírito é o mais importante.  

       No versículo acima reproduzido o autor do livro de Provérbios declara que nosso espírito é semelhante a uma lâmpada perante Deus, e que através dele o Senhor vê todo o tipo de ação que praticamos. Mas na maioria dos textos bíblicos ele é chamado de coração. Assim, ao expressar dessa forma, a Bíblia não se refere ao órgão carnal, mas ao espírito que há em nós. Essa é a maneira mais autêntica de demonstrar sua importância, pois na visão carnal o coração é o órgão que controla a vida no corpo.  Portanto, assim como o corpo não tem vida sem o coração, também não tem sem o espírito (Ez. 37: 8 - 9 -10). 

       A forma autêntica da maneira pela qual o Senhor tem ciência de tudo o que fazemos, foi demonstrada no momento de ungir um dos filhos de Jessé para ser o rei de Israel. Ao ver um deles com ótima aparência física, o profeta Samuel pensou que ali estava o homem escolhido. Mas o Senhor respondeu aos seus pensamentos, dizendo que não seria aquele, já que a escolha levaria em conta o conteúdo do coração e não a aparência física (I Sm. 16: 7).  Nessa revelação ficou claro que Deus nos avalia pelo conteúdo de nosso espírito, não importando que tenhamos um corpo mais bonito ou mais feio; nem a que raça, sexo ou clero religioso pertencemos. Portanto, através do nosso espírito, Deus sabe de tudo que fazemos, ainda que nada tenhamos falado com alguém. Mas ele (nosso espírito) pode contaminar facilmente, se tornando impróprio para a escolha de Deus, se não limitarmos os desejos da alma à vontade do Criador. Jesus mostrou o que ocorre quando erramos em relação aos desígnios do Pai. Eis o texto:

      “Mas tudo o que sai da boca, vem do coração, e isto contamina o homem. Pois do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, fornicações, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. Estas coisas são as que contaminam o homem; ...” (Mt. 15: 18 a 20).   

       Por isso, é de extrema importância limparmos nosso espírito, orando ao Senhor e pedindo perdão pelos nossos atos errados, pois Deus é fiel e justo para perdoar (I Jo. 1: 9). Todos nós estamos sujeitos a ser alcançados pela morte a qualquer momento, e se nosso espírito não tiver purificado diante de Deus, não teremos a acolhida de Seus anjos para nos levar ao reino dos céus (Lc. 16: 22). O autor do livro de Provérbios nos faz ainda uma séria advertência a esse respeito. Veia o texto:

      “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. ” (Pv. 4: 23).    

       Todos nós buscamos socorro em Deus nos momentos de intensas angústias. É nesse momento que sentimos o valor de um espírito puro e reto diante do Todo-poderoso, pois podemos alcançar livramento da forma mais inesperada, ou simplesmente não termos respostas ao pedido de socorro. Com certeza, essa foi a razão pela qual Davi pediu a Deus um espírito reto e puro. Veja:

  “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. ” (Sl. 51: 10).

       Amigo, não permita que ninguém te domine. Lembre-se de que nosso corpo tem um prazo de validade, já que ele veio do pó e para o pó retornará (Sl. 139: 16 e Gn. 3: 19).  Mas nosso espírito só terá vida eterna, se observarmos os mandamentos de Jesus, ensinados pela unção do Espírito Santo (I Jo. 2: 27). Não deixe o temor de ninguém contaminar seu coração. Veja o que Jesus disse. Eis o texto:

      “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. ” (Mt. 5: 8).
 
         Que o Senhor te abençoe e te guarde.