Mensagem

NOSSAS AÇÕES

MSG 815/2021

   
       No princípio da criação, ao pecar e descobrir que estavam nus, o primeiro casal do mundo se vestiu de folhas de figueira. Porém, Deus, após sentenciar sobre seus atos, trocou essas vestes por peles de animais (Gn. 3: 7 e 21). Tudo indica que o Senhor sacrificou a serpente que os havia enganado, e tirou dela a pele para fazer essa troca. Podemos, então, admitir que esse foi o caminho pelo qual o homem se tornou bloqueado da percepção espiritual, e passou a ser influenciado pela natureza do pecado, ou seja, a ter o desejo de desobedecer ao Criador, e por isso teve de ser expulso da comunhão com Deus. Isso aconteceu porque o homem desejou conhecer o mal (Gn. 3: 5-22-23). Fica claro, portanto, que Deus criou o homem, com o pleno direito de seguir o caminho que quiser, e respeita profundamente esse princípio. Entretanto, o homem responde pelos frutos de suas ações, perante o Senhor. Veja o que Deus disse. Eis o texto:

      “Enganoso é o coração, ... e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” (Jr. 17: 9-10)  
    
       Essas são as razões pelas quais vemos muitas pessoas, usadas por Deus para pregar o evangelho, corromperem o coração, mudando o modo de pensar, e se tornando um verdadeiro opróbrio perante o Senhor. Nessa situação, elas não se lembram que o supremo Juiz nos avalia pelos frutos de nossas ações, ou seja, respondemos pelos danos que causamos na vida dos outros. Isso acontece porque, mesmo nos libertando da natureza pecaminosa, quando somos tocados pelo Espírito Santo, continuamos num mundo onde as potestades malignas nos alcançam quando descuidamos e desviamos nossos desejos momentaneamente dos caminhos de Deus (Dt. 5: 32 e I Pe. 5: 8).  O maior mal que esse infortúnio produz, é o fato de suas vítimas nunca admitir que precisam de ajuda (II Sm. 12: 1 a 7). Nessa situação, quanto mais elas tentam enganar, mais estrago produzem na vida alheia. Foi por isso que Jesus mandou avaliar a liderança por seus frutos. Veja o texto:

      “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. ... toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mt. 7: 15 a 20).   

       Essa avaliação se torna cada dia mais necessária. Em nosso tempo os ladrões de ovelhas se multiplicam assustadoramente, não pelo propósito de ensinar a santa Palavra; mas pelo desejo de se tornar ricos empresários com a venda das almas de suas vítimas (Ap. 18: 13). Eles usam, sem temor, a famigerada doutrina da intimidação espiritual, consultando os mortos, cujos espíritos estão perdidos na face da terra, por terem rejeitado a obediência ao evangelho do reino (Is. 8: 19 a 22).

       Portanto, irmão, atenta para a advertência de Jesus. Não vá pelo anúncio, nem pelo luxo dos templos. Examinai pelos frutos, certos de que Jesus está onde cumprem seus mandamentos, ensinando sua Palavra (Mt. 28: 19-20).

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                    Natanael de Souza