Mensagem

NO PINÁCULO DO TEMPLO

MSG 530 = 15/2/2017

Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. ” (Mt. 4: 5-6)   
    
        Os fatos ocorridos com Jesus aqui na terra, foram habilmente planejados por Deus para revelar a maneira que devemos agir em situações semelhantes. Normalmente as características desses fatos prefiguram algum tipo acontecimento em nossa vida, permitindo-nos tirar conclusões da forma pela qual as coisas acontecem. Isso mostra que a Palavra de Deus é viva, e difere da nossa que desatualiza com a evolução do tempo. Por isso, quanto mais aprofundamos nos sentidos da Palavra do Senhor, mais adquirimos conhecimento de Dele, conforme Jesus afirmou (Mt. 7: 7).

        Os versículos acima relatam sobre uma das tentações pelas quais o Senhor passou após o batismo. Focamos aqui o fato de satanás haver escolhido o pináculo do templo para pôr em prática uma das propostas de tentação. O pináculo era a parte mais alta do templo do Senhor em Jerusalém. O diabo poderia ter escolhido outro lugar com altura semelhante; mas escolheu exatamente onde se tratava com a Palavra de Deus, prefigurando uma demonstração de que ele pode alcançar tanto quem está na base como no topo Igreja. Isso significa que ele pode influenciar tanto o membro da igreja, como o líder que a administra, dependendo da brecha que encontrar no coração de cada um. No texto acima reproduzido, ele usou a própria Palavra de Deus, deixando claro que a conhece,e que mesmo as pessoas que estão em posições mais altas podem cair em suas armadilhas.

       Concluirmos então que para evitar cair em astúcias satânicas, não basta ser o líder de uma grande Igreja. É preciso viver em comunhão com Deus, e ter o perfeito conhecimento de Sua Palavra. Essa foi a instrução que Deus deu a Josué no passado, quando o povo era orientado apenas pela lei de Moisés. Veja o texto:

      “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. ” (Js. 1: 8).  

       Nos dias atuais já evoluímos significativamente. O Senhor já enviou Seu Próprio Filho para resgatar nosso direito de reinar sobre a terra, advertindo-nos de que pedirá contas de todo aquele que não der ouvidos à Palavra que ele nos trouxe (Dt. 18: 19). Portanto, todo aquele que, tendo tomado conhecimento da vontade de Deus, negligencia seu cumprimento, está em desobediência (Lc. 12: 47). Isso vale tanto para o membro como para o líder da igreja. Portanto, todos os cristãos, estejam na base do templo ou no pináculo dele, devem vigiar e orar para não cair na tentação (Mt. 26: 41).

       Evidentemente o cristão que lidera sobre os outros é um alvo muito mais importante para o destruidor. Os demônios que atuam na vida das pessoas não são apenas aqueles que se manifestam facilmente na face da terra. No domínio desses estão as potestades tenebrosas que atuam a partir das regiões celestes. Elas têm planos muito mais avançados, manobram a mente humana com sutileza, e entram quase imperceptivelmente no sentimento das pessoas que, por descuido ou algum outro motivo, se distanciam da comunhão com Deus. São planos que levam os líderes de grandes grupos a formarem opiniões falsas afetando seus fiéis. O objetivo dessas potestades a longo prazo é levar parte da igreja do Senhor a perder a salvação, por desviarem da Palavra de Jesus. Provavelmente, esse foi o motivo da advertência do Senhor a respeito dos falsos profetas (Mt. 7: 15 e 24: 4-5). Veja na transcrição abaixo a advertência do apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. ” (Ef. 6: 11-12).   
 
       Em outras palavras, Paulo mostra que o perigo não está aqui em baixo, mas nas altas regiões celestes. São as potestades que trabalham para levar as pessoas a negarem a Jesus, sem perceber o que estão fazendo, a ministrar ensinos falsificados, que desviam do alvo verdadeiro, levando-os a desejar mais o dinheiro que a salvação. Essas potestades edificam a igreja que não vai ser reconhecida por Jesus (Mt. 7: 21-22-23).

       Amigo, o Senhor nos advertiu a não temer aos homens (Mt. 10: 28). O cristão que deseja ser salvo, deve temer somente a Deus. Seja prudente não se intimide com as ameaças daqueles que vendem bênçãos e não entregam. A coisa que mais contribui para estreitar o caminho da salvação é o medo dos mentirosos, principalmente quando estão no pináculo do templo.
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.