Mensagem

Libertação

MSG 509 de 21/09/2016

“.... Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ”  (Jo. 8: 31-32).   

       A idéa de ser liberto pressupõe o livramento de algo que nos prende, dominando sobre nossa legítima vontade. Mas normalmente as pessoas consideram essa idéa visando apenas à prisão do corpo físico, que impede a liberdade de locomoção no espaço.  Porém, devemos levar em conta que o ser humano não se restringe somente ao corpo físico. Ele é um composto de espírito, corpo e alma (I Ts. 5: 23). Dessa forma, o que normalmente ocorre é o fato das pessoas estarem libertas do lado físico, mas presas do lado espiritual. A ignorância dessa realidade as leva a rejeitar muitas verdades contidas na Palavra de Deus (Jo. 8: 33). A motivação desse fato se dá pela ação de alguém que atua ocultamente com o interesse de nos enganar (Ap. 20: 10). Jesus falava das coisas que afetavam a vida física e espiritual, e por isso muitas vezes foi rejeitado.

       Os versículos acima reproduzem sua explicação a algumas pessoas que haviam se agradado dos ensinos sobre o reino de Deus. Elas gostaram de saber que Deus dá a vida eterna para aqueles que O obedecem. Entretanto, não aceitaram o fato de que viviam presas pelo pecado, e precisavam conhecer a verdade para serem libertas. A necessidade de permanecer aprendendo as coisas do reino dos céus, como discípulos do Senhor não foi bem aceita. Isso demonstrou que aquelas pessoas para as quais Jesus pregou naquele momento, estavam interessadas nas bênçãos, mas sem se esforçar para alcançar o reino de Deus.

       Esse tipo de comportamento humano até hoje não mudou muito. Mesmo agradando das promessas de Deus, e precisando do cumprimento delas em suas vidas, as pessoas não entendem que só poderão alcança-las se estiverem libertas. Foi por essa razão que o Senhor nos ofereceu um convite muito importante. Veja o texto:

       “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma” (Mt. 11: 28-29).   

       Tanto no primeiro como no segundo texto aqui transcrito Jesus deixa claro que somente quem absolve o conhecimento da verdade pode ser liberto e encontrar descanso para sua alma. Portanto, não existe libertação sem que haja um aprendizado da Palavra de Deus, entendendo como tal um contínuo discipulado do evangelho de Jesus. Isso quer dizer que não basta apenas o demônio deixar de manifestar ou a doença ser curada. Para ser liberto e alcançar a salvação tem que conhecer a Deus e viver pela fé (Hb. 10: 38).  Esse é o caminho ensinado por Jesus para que as pessoas passam praticar o evangelho, e descobrir por elas mesmas que o peso imposto pelo jugo do mundo, é enganoso e impede o descanso da alma, ou seja, a salvação (Hb. 4: 9-10). Surge daí a grande necessidade da verdadeira libertação, mediante o discipulado continuo da Palavra de Deus. Em nossos dias, muitos daqueles que se propõem a conduzir almas para o reino de Jesus, não interessam em prepara-las para que venham conhecer a verdade, mesmo sabendo que a santa Palavra é nossa arma de combate contra o inimigo (II Co. 10: 4-5).  Sobre esses o apóstolo Paulo profetizou a dois mil anos atrás. Veja o texto:

     “... virá tempo em que os homens não suportarão a sã doutrina, mas desejosos de ouvir coisas agradáveis, cercar-se-ão de mestres segundo os seus desejos, e desviarão os ouvidos da verdade e se aplicarão às fábulas. ” (II Tm. 4: 3-4).   

       Infelizmente são muitas as fábulas que hoje se aplicam para enganar as almas que Deus chamou do meio da multidão de incrédulos. Entre essas fábulas está a crença de que alguém pode ser liberto sem que lhe seja ministrado o conhecimento do evangelho.

       Amigo, cuidado com os falsos profetas. Ninguém pode ser liberto se não seguir pelo caminho apontado por Jesus, ou seja, ser discípulo e conhecer a verdade. Portanto, não aceite as fábulas dos enganadores. Busque a verdade lendo as Escrituras Sagradas e certamente a unção do Santo Espírito te ensinará (I Jo. 2: 27).
 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.