Mensagem

LEVE SUA CRUZ

MSG 631 = 12/02/2019

    Jesus levou a cruz dele, e mandou que levemos a nossa, se quisermos segui-lo (Mc. 8: 34). Em outra oportunidade, afirmou também que somente quem ouve sua voz e o segue é considerado como sua ovelha (Jo. 10: 27). Assim, aquele não cumpre esse mandado não o está seguindo. Biblicamente, a cruz não é apenas a rude peça de madeira que o Senhor carregou. Essa é apenas uma representação. A verdadeira cruz, está simbolizada nas duas formas de vida mais importantes aos olhos de Deus, como sendo:  a prática dos dois mandamentos do amor, que Jesus cumpriu e que, para o seguirmos, temos de cumprir também. Veja a pergunta e a resposta no texto abaixo:  

       “Mestre, qual é o grande mandamento da Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas.” (Mt. 22: 36 a 40). 

       Esses dois mandamentos apontam: para o sentido vertical, quando se refere ao amor a Deus; e para o sentido horizontal quando manda que amemos ao próximo (I Pe. 1: 22). Considerados como a lei do amor, eles representam a cruz do cristão. É a parte do evangelho mais difícil de ser praticada, confirmando que o caminho da salvação é estreito (Mt. 7: 13-14). Isso mostra que o amor do cristão tem de ser semelhante ao amor de Deus, praticado em bem da outra pessoa, sem esperar nada em troca (Mt. 5: 48 e I Co. 13: 4 a 8). A importância de praticar esse tipo de amor, levou o apóstolo Paulo a coloca-lo como um dom superior a qualquer outro (I Co. 13: 1 a 3).

       Portanto, esses dois mandamentos formam a base principal de convivência de todos os seguidores de Cristo. É o relacionamento especial entre os irmãos, que deveria ser o alvo principal de qualquer igreja, pois é ele quem leva à santificação, sem a qual ninguém verá a Deus (Hb. 12: 14-15). Entretanto, infelizmente, existem grandes igrejas que se intitulam cristãs, ignorando esses princípios básicos, e até desestimulando seus membros a tratarem uns aos outros como irmãos, deixando o claro entendimento de que – espiritualmente - não filhos do mesmo Pai.

       Precisamos atentar para o fato de que o cristão verdadeiro não se restringe apenas a ser um incrédulo melhorado. O seguidor de Jesus tem de estar compromissado a praticar seus mandamentos (Mt. 7: 24 a 27). Quem se diz cristão, mas não aceita se esforçar para viver os mandamentos de Jesus, está entrando pela porta larga, e certamente não vai vencer o deserto espiritual da vida (Veja Mt. 7: 13-14-15). Portanto, aquele quem busca a salvação deve ter Cristo como modelo, e não se deter em ensinamentos que distorcem a verdade, para não ser visto como cúmplice dos pecados de quem está errando (Ap. 18: 4).

       Amigo, a lei do amor exige que venhamos negar a nós mesmos, para praticar os mandamentos de Jesus. Viver na prática dela é levar a cruz do cristão. Não existe atalhos. Portanto, não aceite desviar da verdade, pois SÓ JESUS CRISTO SALVA.
 
       Que o Senhor nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.

                                                                                      Natanael de Souza