Mensagem

JESUS, NOSSO FOCO

MSG 572 = 05/12/2015

       Uma ligeira verificação do panorama mundial mostra que a situação dos povos, em termos de respeito e temor a Deus, está muito longe daquilo que exige o plano divino. É grande o número daqueles que usam a Palavra de Jesus de forma distorcida, sem considerar que as pessoas resgatadas pelo poder do Espírito Santo, têm a finalidade de serem preparadas como ovelhas do Senhor para a edificação de sua igreja, e o encontro dela com ele no reino da glória (Lc. 1: 13-17 e Ap. 19: 7-8). As Escrituras mostram que a igreja será provada pelo fogo, ou seja, passará por dores e sofrimentos, e aqueles que a edificaram de forma inadequada sofrerão prejuízos no galardão que Jesus dará aos seus edificadores (I Co. 3: 10 a 15). 

       O apóstolo Paulo adverte de que o fundamento da igreja cristã é Jesus, mostrando que ele é o nosso alvo principal. Portanto, nosso foco deve ser Jesus e ninguém mais, mesmo porque as advertências de Paulo estão inteiramente em acordo com a determinação de Deus, revelada a quase mil e quinhentos anos antes de seu tempo. Veja o que Deus disse para Moisés, referindo-se ao envio de Jesus. Eis o texto: 

       “Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas.” (Dt. 18: 18-19).   

       Nos dias atuais parte dessa promessa já foi cumprida com a vinda de Jesus (At. 3: 19-22-23). Estamos vivendo então no tempo em que devemos obedecer essa importante advertência de Deus, pois a outra parte da promessa também será cumprida no devido tempo. Por isso, devemos passar, com fidelidade, a vontade soberana do Senhor a todos os que foram chamados (Mt. 28: 19-20). Quando apontamos, aos filhos de Deus, um outro foco que não seja Jesus, querendo ou não estamos desviando os seguidores de Cristo do verdadeiro objetivo, por lavá-los ao descumprimento da ordem de Deus. É evidente que esse desvio tende a formar o outro tipo de igreja, que será condenada (Ap. 18: 1 a 6).   Os frutos desse engano vão aparecer nos tempos da grande tribulação. Essa é uma das razões pelas quais Jesus nos mandou a examinar a igreja pelos seus frutos. Veja o texto:

      “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Toda a árvore que não dá bom fruto, é cortada e lançada no fogo.” (Mt. 7: 15-16-19).   

       É triste e lamentável ver como são desprezados os méritos daquele que pagou com seu próprio sangue para nos libertar das garras de satanás, que fazia o que muito bem queria nesse mundo até ao dia de sua derrota. A atitude daqueles nove leprosos que foram curados por Jesus e nem se quer agradeceram, foi uma perfeita prefiguração do comportamento de muitos que se dizem cristãos hoje. Eles se beneficiam dos méritos do Senhor e o menosprezam, substituindo seu Senhorio por outras coisas. Mas precisamos lembrar que de Deus não se zomba (Gl. 6: 7). Se hoje menosprezamos a Palavra de Jesus, conscientes do erro que estamos cometendo, na certa vamos mesmo ser cobrados no devido tempo. Veja o que diz a Palavra de Jesus. Eis o texto:

      “Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites.  Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.” (Lc. 12: 47-48).

       Portanto, se queremos buscar a Deus em espírito e em verdade, não há como colocar nosso foco, em algo fora de Jesus, mesmo porque o cristão tem de viver não por vistas, mas pela fé (Hb. 11: 1).

       Amigo, não se deixe enganar. Creia que o Deus que te chamou é o mesmo que vai te escolher na hora do julgamento. Tenha Jesus como seu foco, e certamente ele estará contigo em todos os seus caminhos.
 
       Que Deus por sua misericórdia nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                               Natanael de Souza