Mensagem

IMITADORES DE ESAÚ

MSG 830/2021

A falta de valorizar as bençãos que Deus nos concede, tem sido um canal de tentação silencioso para levar o homem à derrota. Ao longo dos séculos muitos têm sido vítimas disso, se deixando atrair pelos acenos do diabo, que, com o fim de nos enganar,  tenta despertar em nós o desejo de aceitar a troca da benção do Senhor, por algo momentaneamente vantajoso (Pv. 16: 25).  É o mesmo ardil que a serpente usou para levar Adão e Eva a desobedecer a Deus, e despertar o pecado no mundo (Gn. 3: 1 a 6). Até em Jesus, ele tentou aplicar esse tipo de engano, oferecendo o domínio sobre todos os reinos do mundo, se o Senhor o adorasse prostrado (Lc. 4: 6-7). Mas olhando para o princípio da criação, vemos que Deus reserva severo castigo para quem cai nessa cilada. Veja no relato do livro de Judas, se referindo a Adão e Eva. Eis o texto:   

      “e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;” (Jd. 1:6).  

       Adão e Eva eram anjos que ainda não tinham completado a carreira, mas perderam esse status por crer na mentira da serpente. Existem hoje muitos em situação semelhante. São vistos como anjos diante do Senhor, mas ainda estão percorrendo a carreira proposta (Ap. 2: 1-9-12-18 e 3: 1-7). O alvo é acabar a carreira e guardar a fé, selando o status definitivo de anjo diante de Deus (2 Tm. 4: 7-8). Mas muitos têm acedido aos acenos satânicos, perdendo a maior riqueza concedida por Deus, ou seja, a unção do Espírito que leva à revelação das Escrituras (Mt. 25: 15). Os que fazem isso trocam a benção de Deus por coisas terrenas, como fez Esaú (Gn. 25: 34). Conseguem o que desejavam na terra, mas a salvação fica comprometida. É comum perceber que caíram, e fingir que estão em pé, se baseando na fama e na aparência exterior. Mas a falta de conteúdo da santa Palavra que lhes é tirada, demonstra que não conseguem enganar aqueles que andam verdadeiramente na presença de Deus. Uma das atitudes mais comuns a esses, é pregar sobre a origem angélica do diabo, negando a Jesus sem perceber, e ignorando a sentença de Deus, onde declara que o diabo é o espírito da serpente. Veja o texto:

      “Então, o SENHOR Deus disse à serpente: ... Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn. 3: 14-15).  

       Jesus, o descendente da mulher aqui referido, confirmou a origem do diabo como a antiga serpente (Ap. 12: 9). O cenário espiritual do evangelho, está cheio de líderes que trocaram a unção de Deus por honras terrenas, e já não conseguem perceber a revelação de Deus nas entrelinhas dos textos bíblicos. Com discursos vazios de conteúdo, passam a viver da fama, e geram o evangelho de porta larga (Mt. 7: 13).

       Irmão, evita os imitadores de Esaú, e atenta para o altar dos céus, como verdadeiro adorador (Jo. 4: 23). Viva pela fé, na firme esperança da salvação, e não aceite renunciar à graça conquistada pelo sacrifício de Jesus (Hb. 10: 38). Lembra que não se pode desviar dos retos caminhos do Senhor, sob pena de ser tristemente surpreendido depois da morte (Mt. 7: 22-23). Confia no Senhor de todo o seu coração, e não tema as ameaças humanas (Mt. 10: 28). Abandone aqueles que não falam a verdade, e sua vida brilhará como o sol do meio-dia (Jó 11: 14 a 17).

       Que o Senhor nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                   Natanael de Souza