Mensagem

GUARDE A PALAVRA

MSG 588 = 27/03/2018

       Apesar da evolução que nos proporciona prazer e conforto, o mundo caminha no sentido de tomar nosso tempo cada vez mais, e não deixar espaço para pensarmos nas coisas do espirito. Jesus nos advertiu disso, mostrando que, quando nos deixamos levar exclusivamente pelas coisas materiais, corremos o risco de sermos rejeitados pelo Senhor   de nossas vidas (Lc. 14: 16 a 24). Por isso, é de grande necessidade que reservemos um pouco de nosso tempo para meditar na Palavra do Senhor. Deus ensinou isso para Josué, quando ele tinha em suas mãos o comando de milhares de judeus, e precisava enfrentar os fortes inimigos que estavam em seu caminho. Veja o texto:

      “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”  (Js. 1: 8-9).  
   
       Essa ordem do Senhor deixou claro que a meditação nos textos das Escrituras era um fator essencial para que o sucessor de Moisés viesse superar os obstáculos que estavam em seu caminho. Isso tem um sentido muito profundo quando levamos em conta que os obstáculos encontrados na vida não surgem por acaso. Eles têm origem na dimensão espiritual, e muitas vezes são gerados por potestades de grande inteligência maligna que atuam nas regiões celestiais (Ef. 6: 11-12). Muitas pessoas acham que os infortúnios são frutos apenas de nossos erros. É bem verdade que eles são provocados por nós. Porém, quando somos prudentes, e temos um coração enriquecido com a Palavra de Deus as coisas acontecem literalmente diferente.    

       Davi foi um exemplo disso. Ele creu desde sua juventude, e Deus mudou sua história tirando-o da posição de pastor de ovelhas, para a de rei de Israel. Isso aconteceu porque ele dedicava atenção à vontade do Senhor. Veja uma de suas muitas declarações para Deus. Eis o texto:

      “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Sl. 119: 11).    

       A Palavra de Deus é a nossa espada na batalha contra as forças espirituais da maldade (Ef. 6: 17). Quando a guardamos pronta em nossa memória, estamos aptos a perceber as astúcias do inimigo, e evitar que venhamos a cair nas desgraças que ele arma contra nós. Jesus pagou um alto preço para nos ensinar isso. Como Filho de Deus ele não tinha nenhuma necessidade de ir para o deserto para ser tentado. Mas o fez para deixar clara a maneira pela qual devemos lutar com o inimigo. Mesmo estando em altíssima unção, depois de um jejum de quarenta dias, ele não ousou rebater as tentações de satanás com suas Palavras próprias; usou a Palavra contida nas Escrituras, para mostrar na prática que esse é o único recurso de que dispomos para vencer o inimigo, e não cair em seus enganos (Mt. 4: 1 a 10).  

       A postura de Jesus no monte da tentação, é o ensinamento mais claro e preciso da forma pela qual devemos agir para vencer um inimigo que não está às nossas vistas naturais, e por isso engana a todos os homens, independente da posição que eles exercem no mundo.  Essa é a razão pela qual todo aquele que crê deve dispensar uma parcela de seu tempo para meditar na Palavra de Deus, a fim de que ela fique guardada em seu coração. É a base principal de nosso sucesso, porque ao fazer isso, contribuímos para que o plano de Deus seja realizado em nossa vida. Veja a profecia sobre o plano do Senhor a nosso respeito. Eis o texto:

      “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Jr. 31: 33).    
  
       Estamos passando pelo tempo referido por Deus nessa profecia. É a edificação da igreja de Jesus, não representada por templos luxuosos, mas pela expressão dos mandamentos do evangelho guardados em nosso coração, e tomados como base em nossas decisões.

       Amigo, não se iluda com as aparências. Muitas desavenças e infortúnios podem ser evitados quando guardamos a Palavra do Senhor em nosso coração. Ela é a espada com a qual devemos golpear as artimanhas do inimigo. Portanto, lembra do que Deus mandou Josué fazer: MEDITE NA SANTA PALAVRA.

 
       Que Deus nos conceda a graça e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                          Natanael de Souza