Mensagem

A FORÇA DO QUARTO CAVALO

MSG 692 = 20/04/2020

       O reino de Deus está entre nós, mas é oculto aos nossos olhos (Lc. 17: 20-21). Ele é composto de forças espirituais, que sustentam a propagação do evangelho; convencem as pessoas a migrarem do reino do diabo para o de Jesus; e as julga quando morrem (Jo. 12: 48). Essas forças foram mandadas para os ares da terra através dos três primeiros cavalos do Apocalipse (Ap. 6: 1 a 6). Mas tem ainda a quarta força – ou o quarto cavalo – trazendo o espírito da morte, que já existia antes da vinda de Jesus, e que teve seu poder reduzido a 25% do que era antes (Ap. 6: 7-8). Veja como isso foi mostrado ao apóstolo João. Eis o texto:

       “E olhei, e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.” (Ap. 6: 8).

       Em nossos dias, estamos sentindo de perto o poder maligno dessa potestade, ceifando milhares de vidas humanas. É a força vinda do cavalo amarelo exercendo o poder que lhe foi dado, lançando a peste no mundo inteiro. Quando essa cessar, certamente vai vir a fome como consequência.

       Vimos no texto acima que a morte, vem acompanhada do inferno, cujo propósito é escravizar o espírito daqueles que morrem. Mas ele não pode tocar naqueles que, em vida, entraram para o reino de Deus, pela obediência aos princípios contidos no evangelho (I Jo. 5: 18). Esses são identificados pela marca de Deus que receberam quando ouviram a Palavra, creram e foram selados para o dia da redenção (Ef. 1: 13). Os mensageiros do inferno sabem que os que trazem a marca, são propriedade exclusiva do Senhor, e obrigatoriamente têm de ser respeitados (Ex. 19: 5 e I Pe. 2: 9). É aí que Deus mostra a diferença. Veja o texto da promessa:

       “E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho ...Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.” (Ml. 3: 17-18).

       O mundo, influenciado pela mentira, tenta de todas as formas impedir que venhamos a crer e ser salvos. Somos atraídos por falsos deleites, ou simplesmente bloqueados para que a Palavra do evangelho não entre em nosso coração (Mt. 13: 19). Mas quando Deus encontra em nós um coração humilde e prudente, a Palavra que recebemos produz bons frutos, e vamos ter a plena visão disso, ao passarmos dessa vida para a vida espiritual. Por esse motivo, Jesus declarou que quem for limpo de coração verá a Deus (Mt. 5: 8).  

       A possibilidade de migrar do reino do diabo para o reino de Deus, está à nossa disposição desde o tempo em que Jesus expirou na cruz do calvário (Mc. 16: 16). Mas a maioria das pessoas sempre a rejeita sem pensar no futuro de seu espírito. Entretanto, quando chega nessa fase da existência, onde a verdade fica comprovada, elas lembram do passado e se arrependem (Lc. 16: 22-23-24). Mas aí elas têm de aguardar o Juízo Final, e esse está ainda a mais de mil anos à nossa frente (Hb. 9: 27 e Ap. 20: 11-12).  

       Amigo, o dia da morte vai chegar para todos nós. Portanto, busque o Senhor enquanto é tempo, e com certeza os abutres do cavalo amarelo não poderão te escravizar (Is. 55: 6). Lembra que é muito triste ser bem sucedido nessa vida, e se tornar escravo depois da morte em vida espiritual.  

       Que o Senhor nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                            
  Natanael de Souza