Mensagem

FIDELIDADE

MSG 557 = 22-08-2017

       A fidelidade é uma das atitudes mais importantes que o Senhor requer de nós. Ele deseja fazer coisas grandes em nossa vida, mas em troca quer que sejamos fiéis cumpridores de sua vontade.  Em todos tempos o relacionamento que Deus firmou com os seres humanos foi representado por uma aliança, onde de um lado ele promete nos abençoar e de outro lado exige que venhamos a cumprir sua vontade. Quando levamos a sério esse aspecto fundamental, tudo aquilo que parece ser impossível se torna possível (Lc. 18: 25-26-27). Um dos vários exemplos disso aconteceu com Daniel, quando viveu como cativo na Babilônia. Ele respeitou os mandamentos do Senhor e prosperou recebendo grandes bênçãos. Veja o texto abaixo:

         “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. “ (Dn. 1: 8).

       Daniel era escravo entre o povo de Judá, e foi um dos escolhidos para conviver no palácio do rei Nabucodonosor, a fim de assimilar a cultura dos caldeus (Dn. 1: 3-4). É desnecessário comentar a diferença que existia entre viver como cativo, e viver no palácio real. Por isso - com certeza - essa escolha apontava para uma benção muito grande. Mas ainda assim Daniel buscou atentar para a obediência aos mandamentos do Senhor. Ele temia que, na mesa do rei, tivesse de comer algo não recomendado pela Lei de Moisés, e por isso pediu ao Oficial para conceder que ele e seus três amigos, também escolhidos, pudessem se alimentar apenas de legumes. Isso lhe foi concedido a título de experiencia, e o resultado foi surpreendente. Veja o texto:

       “No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. “ (Dn. 1: 15).

       A partir desse resultado Deus derramou grandes bênçãos na vida de Daniel, e ele exerceu posições destacadas naquele império (Dn. 1: 20-21). Deus operou grandes milagres, e o usou para entregar profecias de longo alcance, sendo que algumas ainda hoje estão em tempo futuro (Dn. 12: 13).

       O exemplo de Daniel deixou clara a importância da fidelidade no relacionamento com Deus. Em nosso tempo, muita coisa já evoluiu. Vivemos na vigência de uma nova aliança firmada no sacrifício de Jesus (Lc. 22: 20). Por isso, antes de qualquer coisa devemos obedecer ao que ele mandou, pois essa é a ordem de Deus (Dt. 18: 19 e Mt. 17: 5). Isso quer dizer que, apesar da evolução dos tempos, continua inalterada a importância de cumprir com fidelidade tudo aquilo que sabemos ser da vontade de Deus.

       Vigiar e orar pedindo ao Senhor o dom do discernimento para não cairmos em enganos, é a chave para a vitória, pois muitas coisas que nos sãos ofertadas parecendo ser bênçãos, podem trazer vantagem enganosa.  Veja a recomendação de Jesus:

      “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. “ (Lc. 21: 34).  

       Os fatos que acontecem com nós são semelhantes ao que aconteceu com Daniel no passado. A diferença é que hoje eles se expressam em forma espiritual, e não física como naquela época, mas o sentido é o mesmo. As orgias do mundo surgem com aparência de bênçãos, para embriagar, e nos levar a comer das iguarias espirituais da mesa do rei do inferno. Portanto, necessitamos profundamente de viver na prática fiel dos mandamentos do evangelho de Jesus, para que o Espírito Santo nos dê o dom de discernir o que é verdadeiramente benção e o que é oferta falsa.

        Portanto, amigo, antes de decidir sobre as coisas importantes de sua vida, verifique se o que te é ofertado está de acordo com a vontade de Deus. Examinando as Escrituras certamente o Senhor te fará decidir pelo melhor caminho. Não deixe que o temor de desagradar aos homens influentes te impeça de tomar a decisão certa, antes de agradar aos homens, temos que agradar a Deus (At. 4: 19).
                                                    
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                             Natanael de Souza