Mensagem

ESPIRITO, CORPO E ALMA

MSG 826/2021

      Fomos criados para viver em comunhão com Deus, em espírito, e em verdade. Essa é a natureza de todas as pessoas, quer acreditem ou não. Por isso, aqueles que não atentam para essa realidade, pagam por sua desobediência, sofrendo nas trevas espirituais. Daí, a necessidade de se crer que o homem não é apenas um ser carnal. Ele é composto de espírito, corpo e alma, sendo que o espírito é eterno. O corpo e a alma têm tempo determinado para existir. A primeira morte ocorre quando terminam os dias que Deus atribuiu ao corpo no momento de sua concepção (I Ts. 5: 23 e Sl. 139: 15-16).  Mas diante do Senhor, o espírito continua sendo visto como alma, enquanto esse tiver qualquer tipo de ligação com a terra. Entretanto, quando o espírito se libera de todas as relações com a terra, ele volta a Deus, e a alma também deixa de existir.  Veja o texto:

      “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, ... e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Ecl. 12: 1 e 7). 

       Quem volta a Deus é o espírito.  A alma passou a existir quando o espírito foi soprado no corpo (Gn. 2: 7). Por isso que ela desaparece quando tudo voltar ao que era antes. Portanto, ela é um simples elemento de ligação entre os dois, com a função de transmitir desejos e necessidades que o corpo precisa para permanecer em vida. Isso significa que a alma só é necessária na terra, e não constitui um elemento com individualidade, como é o caso do corpo e do espírito. Na verdade, quando se refere às coisas da terra, até Deus tem alma (Is. 42: 1). Isso quer dizer que ela é um status e não um ser individual. Esse processo vai ser alterado depois do juízo final, quando os espíritos forem condenados à segunda morte, e perderem as condições de imagem e semelhança do Criador (Is. 66: 23-24).  Portanto, a alma componha-nos enquanto estamos, de alguma forma, relacionados com a terra. Mas ela deixa de existir quando o corpo voltar ao pó, e o espírito a Deus. A vida na terra é uma missão dada ao espírito humano, quando esse ainda não tinha o corpo (Gn. 1: 27-28). Nessa fase de nossa existência só havia o espírito. O corpo veio depois, como acessório físico para lidar com a terra. Por isso, ele não é eterno. Veja o que profetizou Davi. Eis o texto:

      “Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.” (Sl. 139: 14-15).

       Existe uma grande diferença entre o espírito que Deus criou, e o corpo que foi dado para nos servir temporariamente enquanto desempenhamos a missão. Por isso, a trajetória certa do ser humano é voltar à condição original quando seu tempo findar aqui. Mas para isso, o Senhor nos exige obediência à Sua Palavra, pois foi pela mentira e rebeldia que Ele expulsou Adão (Gn. 3: 22-23). Quem quiser ser salvo deve fugir da mentira e viver em obediência às Escrituras, pois os mentirosos não entrarão no reino dos céus (Ap. 21: 8).

       Portanto, irmão, fuja daquilo que Deus abomina, busque a verdade e não deixe a mentira dominar seu coração.

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                            Natanael de Souza