Mensagem

A ESCOLHA DE DEUS

MSG 571 = 28/11/2017

       Às vezes indagamos a razão pela qual algumas pessoas são mais abençoadas que as outras, quando a santa Palavra diz que Deus não faz acepção de pessoas (At. 10: 34). Mas a justiça divina é perfeita e nada passa em oculto diante dela. Examinando os registros do relacionamento de Deus com os homens, vemos que apesar de poder nos capacitar, em muitos casos Ele escolhe o homem segundo o perfil de seu coração (I Sm 16: 10-11-12). Isso quer dizer que além da fé, devemos observar nas entrelinhas das Escrituras qual o tipo de comportamento que mais agrada a Deus, e colocar em prática no dia a dia de nossa vida. Através da parábola dos talentos, Jesus aponta algumas caraterísticas levadas em conta para entrarmos no reino de Deus. Veja o texto:

        “... um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, ...” (Mt. 25: 14-15).  

       O texto fala da distribuição de bens que um homem fez entre várias pessoas, para que elas multiplicassem aquilo que receberam, considerando a capacidade de cada um daqueles que receberam. Logicamente, o que tinha mais capacidade recebeu mais, e o que tinha menos recebeu menos.  Apesar de colocar a explicação através de parábolas, o sentido foi explicar alguns critérios que Deus leva em conta quando nos chama para alcançar o reino dos céus (Mt. 25: 1).

       O texto não diz que Deus capacitou as pessoas para servi-Lo, mas que partiu da capacidade encontrada em cada um. As Escrituras mostram que entre as qualidades que chamam a atenção de Deus quando nos escolhe, se destacam coragem e prudência. Isso foi mostrado na escolha dos trezentos guerreiros chamados para a batalha de Gideão contra os midianitas. No primeiro item da seleção ordenada por Deus, foram afastados dois terços dos guerreiros por serem medrosos. O que sobrou foi um total de 10.000, dos quais foram ainda rejeitados 9.700 por demonstrarem ser imprudentes. Dessa forma apenas 300 foram considerados corajosos e prudentes (Jz. 7: 3 a 7).

       Como podemos notar na parábola de Jesus, o homem que recebeu um só talento foi visto por Deus como uma pessoa de pouca capacidade, e isso ficou comprovado quando o medo assaltou seu coração, e o fez enterrar o talento, não permitindo que o multiplicasse. Sua atitude o levou à condenação, e a ser considerado como negligente para com Deus (Mt. 25: 24 a 27). O Senhor sabe que a coragem é um sinal que merece confiança; ao passo que o medo demonstra falta de fé. Por isso, Ele rejeita o medroso, já que sem fé é impossível agradá-Lo. Veja o texto:

      “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hb. 11: 6).   

       Com toda certeza, o perfil dos sentimentos do nosso coração é levado em conta no momento em que Deus recebe nosso pedido de benção. Essa parábola dos talentos mostra com clareza os parâmetros que o Senhor leva em conta quando escolhe alguém. São qualidades ou defeitos que nós não enxergamos, mas que aos olhos de Deus estão nuas e patentes, já que Ele nos vê pelo coração (Hb. 4: 13 e I Sm. 16: 7). Portanto, se temos medo, devemos orar sempre pedindo ao Senhor que nos conceda coragem e prudência para vencer as lutas espirituais que vêm sobre nossas vidas. Através do Espírito Santo, Deus pode mudar nosso coração, de medroso para valente ou de fraco para forte, desde que venhamos a pedir (Lc. 11: 13).  Pedro teve medo de acompanhar Jesus, o seguiu de longe, e acabou dando brecha para o diabo fazê-lo negar ao Senhor por três vezes. Mas depois que recebeu a unção do santo Espírito no dia de Pentecostes se tornou um homem de extrema coragem (Mt. 26: 58 e At. 5: 27-28-29). As coisas que aconteceram com os mártires do passado deixaram belíssimas lições de aprendizado para nós hoje, bastando apenas que as observemos nas entrelinhas das Escrituras Sagradas, e a usemos como modelo de nossas atitudes.

       Amigo, se você já foi chamado para seguir a Jesus, não te esqueças de que muitos são os chamados, mas poucos são os escolhidos. Portanto, busque estreitar sua comunhão com Deus através do fiel cumprimento de Sua vontade. Não se iluda com aqueles que prometem transformar sua vida num mar de rosas, porque nosso descanso verdadeiro não está aqui na terra; mas lá nos céus (Hb. 4: 9-10-11).

 
       Que Deus nos conceda a graça e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                    Natanael de Souza