Mensagem

DISFARCE ENGANOSO

MSG 641 = 23/4/2019

       As atitudes de Jesus no monte da tentação, nos ensinam muitas coisas importantes. A ida do Senhor ali foi plano de Deus, para mostrar   como devemos fazer hoje diante dos desafios do inimigo. O aspecto principal a ser observado, foi o confronto das propostas do inimigo com nas Escrituras. Isso indica que devemos trazer o evangelho preparado no coração, para estar em condições de comparar o que o mundo nos propõe, a fim de não aceitarmos disfarces enganosos (Ef. 6: 15 e Dn. 1: 8). O diabo demonstrou que aplica as Escrituras de forma distorcida, já que seu objetivo é enganar as pessoas. Essa é a razão pela qual precisamos ler a Bíblia buscando observar cada detalhe do sentido daquilo que está nas entrelinhas, a fim de não cairmos nas armadilhas que são lançadas, tentando mostrar caminhos errados como se fossem certos. Em nossos dias os falsos profetas são muito usados nessa modalidade de enganar. Observe a advertência do Senhor. Eis o texto:

       “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.” (Mt. 7: 15). 

       Satanás usa hoje a mesma estratégia, através daqueles que deixam o alvo certo da santa Palavra, visando às vantagens pessoais, pois esses vêm o evangelho do reino como uma oportunidade de lucro (At. 8: 18 a 21). Portanto, as pessoas mudaram, mas os golpes aplicados hoje são na mesma modalidade. Isso aponta para a necessidade de tomar Jesus como modelo, conferindo com o texto bíblico, aquilo nos é ensinado. As Escrituras são nossas armas espirituais na luta contra o inimigo (Ef. 6: 17 e 2 Co. 10: 4-5).

       Todo aquele a quem Deus chamou, passa a ter um potencial de entendimento para receber a revelação da Palavra (Mt. 25: 15). Portanto, a pessoa que foi realmente chamada, não fica na dependência exclusiva do ensino humano, pois a unção inicial do Espírito de Deus que permanece nela, é o fator principal para que tenha a capacidade de entender a vontade do Senhor (I Jo. 2: 27). Isso nos dá a condição de discernir a Palavra de Deus, e não permanecer nos domínios dos enganadores. Tudo, entretanto, depende de nosso esforço. Veja o que disse Jesus. Eis o texto:

       “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” (Mt. 11: 12).  

       Isso quer dizer que o verdadeiro cristão pode até cair nas mãos dos falsos profetas. Mas, se for valente e prudente, não fica nela, pois seu esforço pessoal o leva a descobrir o engano que estiver sendo aplicado. É para testar a verdade que Jesus mandou examinar a árvore pelos seus frutos (Mt. 7: 16). Assim, para não ter sua alma vendida pelos enganadores de nossa época, é necessário ser forte e corajoso, e meditar continuamente na Palavra do Senhor (Js. 1: 8-9).

       Amigo, nosso modelo é Jesus. Portanto, devemos respeitar nossos líderes, mas nunca os eleger como ídolos. A tendência para quem faz isso, é ter o homem como intermediário, e substituir Jesus por ele.
 
       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                       Natanael de Souza