Mensagem

DISCÍPULO DE JESUS

MSG 593 = 15/05/2018

        A obediência é o princípio mais importante que Deus exige do ser humano. O homem era perfeito em seus caminhos, antes de desobedecer a Senhor. Mas se tornou imperfeito por praticar iniquidade, ou seja, fazendo algo que havia sido recomendado a não fazer (Ez. 28: 15). Quando buscamos recuperar a obediência perdida, Deus cumpre com nós todas as Suas promessas de maneira reta e perfeita. Através da justiça divina, Ele concede com exatidão aquilo que pedimos (Mt. 7: 8). Veja no texto abaixo:    
 
        “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Sl. 37: 4). 

      Ele conhece nossos propósitos, e quando esses O agradam, nossos desejos são satisfeitos da maneira que pedimos (Mt. 7: 7). Por isso, é necessário que busquemos conhecer Sua vontade através das Escrituras, pois ninguém pode agradar a outrem se não souber de seus gostos (Os. 6: 3). Assim, se nossa visão for imperfeita, pode ocorrer resultados também imperfeitos, por termos partido de bases deficientes. Por isso, devemos buscar continuamente o entendimento da santa Palavra contido nas entrelinhas da Bíblia, a fim de adquirirmos uma visão límpida da vontade de Deus (Mc. 8: 25). Os detalhes do sentido daquilo que nela contém, são revelados pelo Espírito Santo no tempo em que Ele quer. Assim, não raro passamos por um texto dezenas de vezes, e nada de especial vemos nele, até que um dia o Espírito o revela em nosso coração, e acabamos descobrindo naquele texto um verdadeiro tesouro de sabedoria. 

       Esse é o motivo pelo qual Jesus manda permanecer nele como discípulos, indicando que, qualquer que seja nossa posição no grupo a que pertencemos, seremos sempre aprendizes. Com certeza, essa é a forma, através da qual Deus inscreve Sua Lei em nossa mente, conforme foi profetizado antes da vinda de Jesus. Veja o texto:

      “Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.... Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Jr. 31: 31 e 33).     

       Isso se processa aos poucos, na medida em que vamos buscando descobrir a legítima vontade do Senhor.

       A desobediência à postura de discípulo, pode ocasionar distúrbios em nossas decisões, e levar muitas pessoas a errarem os caminhos da salvação, quando militamos na posição de formadores de opinião. Esse tipo de conduta equivale a seguir Jesus de longe, conforme Pedro fez, e acaba dando brecha às potestades malignas que atuam nas regiões celestes, ávidas para transformar servos bem-intencionados em falsos profetas. O lado mais perigoso disso, é o fato da pessoa não sentir que entrou no caminho errado, e ir seguindo por ele pensando que está certo.  Isso aconteceu com o rei Davi, que, sem perceber seu erro, adulterou com a mulher do soldado, mandou matar o marido dela, e não conseguiu perceber a gravidade dos fatos (I Sm. 12: 1 a 7). Certamente, pelo seu histórico de fiel obediência desde os tempos da mocidade, Deus deixou que Davi fosse convencido pela visão do profeta Natã.  

       Nos dias atuais acontecem muitos fatos semelhantes. Homens ungidos de Deus têm negligenciado o mandamento de Jesus, não permanecendo como discípulos depois de alcançar a posição de líder. Parece que eles se preocupam com outros assuntos do cargo, não acreditando que, quando confiamos inteiramente no Senhor, aquilo que precisamos flui abençoadamente, pois é Deus quem move o coração das pessoas para sustentar sua obra. Os primeiros discípulos de Jesus testemunharam isso (Fp. 4: 16 a 19).

       Amigo, a Bíblia é uma fonte inesgotável de revelação divina, diferente dos livros comuns. Por isso, nunca devemos cessar a busca continua da vontade de Deus através dela.

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                        Natanael de Souza