Mensagem

DESVIO DO ALVO

MSG 697 = 26.05.2020

      “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jr. 17: 5).    
  
       Muitos desviam a verdadeira interpretação desse versículo, por achar que ele pode afetar o relacionamento entre a liderança e o frequentador da igreja. Mas o principal objetivo do texto é evitar a possibilidade de qualquer coisa que venha atrapalhar nossa comunhão, desviando-nos do verdadeiro alvo, que é o Senhor. Assim, a ministração do evangelho como Jesus mandou, se processa – ou deveria se processar – de maneira voluntária, sem gerar situação de dependência, pois o verdadeiro ensino vem da unção inicial que o Espírito Santo, deixa no momento em que somos tocados pela primeira vez (Mt. 25: 14 a 17 - I Jo. 2: 27 e I Pe. 5: 2-3).  Ao estabelecer um relacionamento voluntário com os irmãos, estamos permitindo que o foco deles esteja sempre no Senhor, de onde flui os verdadeiros frutos do Espírito Santo (Gl. 5: 22-23). Jesus promete que isso acontece quando observamos corretamente as Escrituras (Jo. 7: 38-39). Por isso, o ensino humano correto é aquele que orienta os discípulos a buscarem uma comunhão direta e independente.

       O verdadeiro discípulo jamais deve depender de pessoas ou grupos específicos para entrar em comunhão com Deus, mesmo porque a igreja de Jesus é edificada no coração de cada um (Jr. 31: 33-34). Essa é razão de Jesus nos haver mandado adorar em espírito e em verdade. Veja o texto:

      “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (Jo. 4: 23-24).   

       O apego aos mestres, ou à própria instituição a que pertencemos, pode se tornar em obstáculos para nosso desenvolvimento espiritual, e impedir o plano de Deus para com conosco. Pode também trazer angústia e nos levar a estados depressivos. Jesus veio para que tenhamos vida com abundância, e quando o levamos no coração, em qualquer circunstância, ele vai estar com nós, e nunca nos sentiremos sozinhos. Certamente foi por isso que ele nos advertiu a colocar nosso coração no tesouro dos céus, e não na terra (Mt. 6: 19-20-21). Ele ensinou que ninguém pode servir a dois senhores. Portanto, quando nos apegamos a qualquer coisa terrena, separamo-nos do Senhor dos céus, e acabamos desviando do alvo que precisamos alcançar. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

          “... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp. 3: 13-14).

       Portanto, irmão, devemos respeito a todos, mas temos de ser prudente e valente, meditando nas Escrituras para fazer tudo conforme nelas está escrito, não desviando do caminho que o Espírito de Deus nos aponta, pois Ele é o único que nos guia em toda a verdade (Jo. 16: 13).
 
       Bendito é o caminho que o Senhor nos faz passar.
 
                                                                                       Natanael de Souza