Mensagem

CONHECENDO O INIMIGO

MSG 595 = 29-05-2018

       Muitas pessoas evitam abordar detalhes bíblicos que relatam sobre o inimigo de nossas almas. Mas Jesus mostrou que devemos procurar conhecer as forças daquele que vem contra nós, pois isso facilita as decisões que precisamos tomar para chegar à vitória (Lc. 14: 31). Além do mais, é importante combater o medo, pois aos olhos de Deus ele representa uma qualidade negativa, que só atrapalha nosso sucesso (Jz. 7: 3). Essa é a razão pela qual relatamos sobre o versículo abaixo reproduzido. Eis o texto:

       “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.” (Ap. 12: 9). 

       Esse texto é uma parte da Bíblia que ainda não aconteceu, e só vai acontecer no tempo da grande tribulação, no auge das perseguições à igreja de Jesus. Muitos ensinam erradamente que o diabo está na terra, não levando em conta as informações do apóstolo Paulo, advertindo de que não só nosso inimigo, mas também seus ministros, atuam a partir das regiões celestes (Ef. 6:  12). Isso confirma que a expulsão relatada no texto acima transcrito, diz respeito a algo que ainda está no futuro. Esse texto, foi passado por Jesus ao apóstolo João, trazendo informações valiosas, de fatos importantes que estão no plano de Deus para acontecer aqui. Através dele, Jesus identifica o diabo como sendo a antiga serpente. Isso testifica de que nosso inimigo é o espírito da cobra que enganou Eva e Adão. Como descendência dela, ele está cumprindo a sentença que Deus estabeleceu para atender aos desejos do primeiro casal do mundo. Eis o texto na íntegra:  

      “Então, o SENHOR Deus disse à serpente: ...  Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn. 3: 14-15).  

       Estamos passando pela terra num tempo em que a cabeça da serpente já foi ferida. Isso aconteceu quando Jesus desceu da glória, se fez homem entre nós, e venceu o diabo, tomando dele os domínios do reino espiritual da terra, cuja posse ele detinha desde a queda de Adão (Lc. 4: 6 e Ap. 1: 17-18). Portanto, sofremos ainda os assédios do inimigo, mas – na verdade – ele já foi vencido, e quem manda aqui é Jesus Cristo. As influências satânicas vão se tornando inativas para nós, na medida em que aprendemos o evangelho, e o incorporamos em nosso coração. Por isso, está escrito que somos mais que vencedores, quando estamos Jesus (Rm. 8: 37-38-39).

      No texto base que acima reproduzimos, Jesus mostra que satanás é o sedutor de todo o mundo. Esse é um importante aspecto a que devemos estar atentos. Sua forma de sedução consiste em despertar nosso desejo para as coisas abomináveis, contaminando nossa alma com a prática do pecado, que nos impede de entrar no reino de Deus (Is. 35: 8). O seguidor de Cristo tem de negar a si mesmo, e submeter sua conduta aos mandamentos do Senhor (Mc. 8: 34). Muitos têm se perdido por  distanciar de Jesus, não observando seus mandamentos, e abrindo brecha para o inimigo. Quando isso acontece, o cristão desvia da realidade do evangelho, sem perceber seu erro. É por isso que existem milhares de pessoas cristãs completamente fora do caminho, ou seja, desviadas do evangelho, sob os mais diversos argumentos que tentam justificar a si mesmas. Nesse meio estão inclusos muitos líderes influentes, pois o diabo mostrou que atua não só na base, mas também no pináculo do templo (Mt. 4: 5-6).  Assim, para vencer a batalha e conquistar a salvação, é necessário que sejamos não só valentes como também prudentes (Jz. 7: 3 a 7). Portanto, devemos botar o medo de lado, e buscar saber a realidade sobre o inimigo que atua ocultamente para entrar em nosso coração e nos desviar da verdade.

       Uma das ciladas mais perigosas que tem levado muitos cristãos a negar Jesus sem perceber, é a crença de que satanás foi um anjo iluminado diante de Deus. Isso nunca aconteceu. As pessoas que creem nisso estão negando as afirmações de Jesus, que identificam o diabo como sendo o espírito da serpente, e correm o risco de serem incluídas entre aquelas que negam o Senhor. Veja a advertência:

      “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, ...; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.” (Mt. 10: 32-33).

       Amigo, Jesus já pagou o preço para nossa vitória, e tudo o que temos a fazer é obedecê-lo, levando nossa cruz, que consiste em amar a Deus sobre todas as coisas; e amar ao próximo como ele nos ensinou (Mc. 12: 29-30-31). Portanto, busque diretamente nas Escrituras, e não confie apenas em palavras de homens.
 
       Que o Senhor nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                       Natanael de Souza