Mensagem

CAMINHOS DO REINO

MSG 629 = 29/01/2019

       Deus criou a terra e abençoou para ser um local de gozo e paz.  Mas a desobediência do homem a tornou maldita. Entretanto, os planos do Senhor não podem ser frustrados (Gn. 3: 17 e Jó 42: 2). Essa é a razão pela qual vivemos um processo de retorno à origem da criação, para recuperar o que foi perdido.

       Esse propósito do Senhor está em plena execução, nesse sentido, e o reino de Deus estabelecido entre nós desde o tempo de João Batista, faz parte desse processo. Ele é composto de poderosas forças espirituais, que alcançam todos os pontos da terra, sem que ninguém possa deter (Mt. 24: 14). Essas forças, invisíveis aos nossos olhos, foram enviadas à terra, simbolizadas em três cavalos com finalidades específicas, sendo que um cavalo branco representa o evangelho de Jesus; um vermelho aponta para o poder do Espírito Santo; e um preto mostra a Justiça divina (Ap. 6: 2 a 6). Essa é a forma, através da qual está em pleno cumprimento a Palavra do Senhor dada ao profeta Jeremias, alguns séculos antes da vinda de Jesus. Veja o que Deus disse. Eis o texto:

      “... esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Jr. 31: 33).    

       Em nosso tempo, a força do Espírito Santo resgata as pessoas que estão no reino das trevas, curando da cegueira espiritual, e fazendo-as entender a verdade contida no evangelho. À pessoa resgatada compete obedecer aos mandamentos do Senhor, visto que o objetivo primordial de Deus é o retorno do homem à obediência. No fim de nossos dias aqui, passaremos pela Justiça divina, onde nossas obras serão aferidas para receber ou não a promessa de entrar no reino (Jo. 12: 48 e Jr. 17: 10).

       Jesus já realizou o sacrifício principal para alcançarmos o privilégio de poder entrar no reino de Deus. Agora compete a nós sacrificar para viver em seus mandamentos (Mc. 8: 34). Nosso primeiro passo é crer nele como dizem as Escrituras (Jo. 7: 38-39). Se assim o fizermos, o Espírito de Deus flui e nos conduz aos caminhos retos, pois Ele é o único que nos guia em toda a verdade (Jo. 16: 13). Devemos, portanto, ter o cuidado para não colocar nossa esperança nos seres humanos, cuja atribuição perante Jesus, é apenas nos orientar a dar os primeiros passos em direção ao alvo (Mt. 28: 19-20).  

       A Lei e os profetas vieram até João Batista, e a partir daí todos nós devemos sacrificar para alcançar o reino de Deus (Lc. 16: 16). Um dos grandes perigos de sermos condenados no dia do julgamento, é a tendência que trazemos de considerar o homem nosso intermediário. Quando fazemos isso, sem perceber, estamos acenando para Deus que invalidamos o sacrifício de Jesus em nosso favor.

       Portanto, nunca podemos esquecer de que devemos deixar para atrás as coisas do passado, e caminhar para a santificação espiritual, pois existe um prêmio à espera dos vencedores (Fp. 3: 14 e Hb.12: 14).

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                         Natanael de Souza