Mensagem

AVISO DE DEUS

MSG 583 = 20/02/2018

     

      Normalmente passamos por importantes textos bíblicos sem atentar para a profundidade do sentido que eles encerram. No entanto, devemos lembrar que Deus é perfeito, e tudo o que está nas Escrituras foi colocado para ser fielmente cumprido, visto que diante Dele nada passa sem ser notado. Ao dar mandamentos para o povo de Israel cumprir no tempo da Lei de Moisés, o Senhor fez uma revelação de grande importância, para acontecer no futuro, declarando que haveria de mandar Jesus ao mundo, e que deveríamos cumprir tudo aquilo que ele nos ensinasse. Veja o texto:

       “Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.  De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas.” (Dt. 18:18-19). 

       Decorridos mil quatrocentos e cinquenta anos dessa revelação, Deus cumpriu a promessa, mandando ao mundo Seu próprio Filho, como o profeta prometido. Ele viveu como homem entre nós, ensinou tudo que o Pai mandou, e retornou aos céus (At.1: 9). Mas devemos observar que esse aviso de Deus tem duas partes. A parte que Jesus já cumpriu, e a que nós devemos cumprir, obedecendo rigorosamente aquilo que ele ensinou, pois no tempo certo Deus vai pedir contas do que fizemos diante dos mandamentos deixados pelo Seu Filho.

       Essa é a razão pela qual Jesus levou a cruz dele, e mandou que cada um de nós levássemos a nossa (Lc. 9: 23). Devemos entender que nossa cruz representa a obediência a dois mandamentos principais, como sendo: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mt. 22: 37 a 40). Quem não vive esses dois princípios, não está levando sua cruz como foi mandado, e corre o grande risco de perder a salvação, por não ser reconhecido pelo Senhor. Veja o que ele disse:

     “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (Mt. 7: 22-23).   

       Quando Jesus se refere à iniquidade, ele fala daqueles que, mesmo tendo conhecimento de seus mandamentos, não o cumpriram com inteireza de coração, ou seja, usaram seu nome, mas não tomaram verdadeiramente a cruz para o seguir como ele mandou. Isso está acontecendo com muitos cristãos que não se sacrificam para amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmos. Esses dois mandamentos formam nossa cruz, e não são fáceis de serem cumpridos. Eles envolvem a lei do amor, que nos manda negar o nosso próprio eu (I Co. 13: 1 a 10).    

       Aqueles que não forem reconhecidos por Jesus, certamente serão obrigados a tomar o caminho do inferno, e só irão prestar contas a Deus no Juízo final, daqui a mais de mil anos (Ap. 20: 12 a 15). Foi por essa razão que Jesus nos advertiu a entrar pelo caminho estreito, que significa renunciar à nossa razão para cumprir sua Palavra. É lamentável ver que a grande maioria dos cristãos estão sendo ensinados a entrar pela porta larga, pensando que vão ser aceitos pelo Senhor, cumprindo apenas as partes mais fáceis dos mandamentos do evangelho, e deixando de lado a lei do amor. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres ... se não tiver amor, nada disso me aproveitará.” (I Co. 1 a 3).   

       Esse texto deixa claro que o caminho pelo qual devemos passar é aprender amar, deixando de lado nossos prestígios e nossas arrogâncias. Os outros dons podem ser bons, nas não são os principais.

       Amigo, só são ovelhas de Jesus aqueles que o seguem (Jo. 10: 27). Não se iluda com doutrinas humanas que levam ao inferno (Pv. 14: 12). Busque viver o verdadeiro amor conforme manda a Palavra de Deus, pois ele é o braço da nossa cruz.
 
       Que Deus nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.
 
                                                           Natanael de Souza