Mensagem

APRENDER DE JESUS

MSG 817 - 22/12/2020

      Devemos levar em conta que a verdade vem de Deus, e tem um caráter diferente das mentiras que o mundo ensina. Por isso, é importante dispensar atitude diferente quando tratamos com a Palavra contida nas Escrituras. Tudo que aprendemos na vida comum tem por objetivo somar conhecimentos para nos levar a uma posição melhor aqui na terra, a fim de que as pessoas venham a respeitar e nos distinguir. Mas a verdade contida nas Escrituras traz uma conotação diferente, porque veio de Deus, e tem por objetivo nos conduzir no mundo espiritual. Por isso, ela não é apenas um acréscimo na bagagem de conhecimentos; mas algo que deve substituir os costumes mentirosos daqui, identificando as diferenças entre ela e a mentira (Mt. 4: 2 a 10). Veja o projeto de Deus nesse sentido. Eis o texto:

       “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, ... diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Jr. 31: 33).

       É um processo de substituição do que já existia, e não de aprendizado de algo mais. Essa é a razão pela qual uma igreja formada em cima de processos mentirosos, não conduz ao reino de Deus. A Palavra que Deus, uma vez inscrita em nosso coração, faz efeito nesse mundo e no outro. No mundo espiritual ela tem efeito de Luz, e sua intensidade impõe respeito tanto entre os espíritos perdidos, como entre os principados inimigos nas regiões celestiais (At. 19: 13 a 17). Ela é uma riqueza superior às riquezas da terra, que Deus nos concede gratuitamente, através do sacrifício de Seu Filho Jesus.  Foi por isso que o Senhor advertiu para ajuntar tesouros no céu e não na terra; e aprender dele que é manso e humilde de coração, declarando que os que assim fizerem encontrarão descanso para suas almas (Mt. 11: 29 e Hb. 4: 9).

       Mas infelizmente, muitos têm acedido aos acenos do diabo, e se corrompido com os tesouros da terra, correndo o eminente risco de não alcançar os tesouros do céu. Fato semelhante aconteceu com o líder da igreja primitiva em Laodiceia. Veja o que Jesus disse para ele. Eis o texto:

      “pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.” (Ap. 3: 17).

       As pessoas que se acham em situação semelhante à descrita nesse texto, certamente se recusaram a aprender de Jesus, abandonando seus ensinos para adotarem caminhos aparentemente certos (Pv. 14: 12). Isso é comum acontecer com aqueles que foram tocados pelo Espírito Santo, mas receberam apenas dois talentos, ou seja, menor unção potencial para aprender de Jesus. As potestades das regiões celestiais os enganam com facilidade, porque eles deixam brecha para isso, discordando dos planos do Senhor, e provando que estão cegos da verdade. Quando satanás levou Jesus ao pináculo do templo, ele estava indicando que podia fazer isso até mesmo com nossos líderes e pregadores (Mt. 4: 5).

       Portanto, amigo, não basta aprender as Escrituras na mesma modalidade das coisas comuns. O conteúdo dela tem de estar inscrito em nosso coração, em substituição às coisas mentirosas que o mundo nos ensinou. Tudo tem de se fazer novo, para que possamos alcançar as coisas lá do alto (2 Co. 5: 17).

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                                                       Natanael de Souza