Mensagem

ALIANÇA INCOMPLETA

MSG 543 = 17/05/2017

        Aliança é o pacto entre duas partes que se propõe a cumprir direitos e obrigações de ambos os lados. Ela é quebrada quando uma das partes deixa de cumprir qualquer detalhe de seu conteúdo. O relacionamento entre Deus e os homens é estabelecido através de alianças, desde os tempos de Noé (Gn. 9: 11-12-13), e o Senhor nunca deixou de cumprir Sua parte. Entretanto, temos sido infiéis, quebrando por várias vezes as alianças firmadas. Deus tem sido extremamente longânime para com nós no cumprimento de Sua parte, a fim de que alcancemos o alvo, que é o retorno do homem aos privilégios originalmente concedidos no princípio da criação (Gn. 1: 29-30 e Ez. 28: 13-14).  Nos dias atuais vivemos a Nova Aliança, firmada por Jesus, através do sacrifício de seu próprio sangue. Ele promete nos fortalecer para vencermos todos os embates da vida; desde que venhamos a viver na prática do evangelho trazido por ele a esse mundo (Mt. 7: 24). Veja o que ele disse, com respeito ao recebimento do Espírito Santo a ser derramado sobre aquele que nele crer.  Eis o texto:

      “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. “ (Jo. 7: 38).    

       Esse texto deixa claro que a promessa de batismo com o Espírito Santo, está condicionada a crer em Jesus como diz a Escritura. Portanto, Jesus não se comprometeu a batizar as pessoas que, sabendo de seus mandamentos, não se esforçam para vivenciá-los, mesmo porque elas estão em pecado quando assim procedem (Tg. 4: 17). Por isso, quando alguém se batiza nas águas, aceitando o ingresso na nova aliança, e não se esforça para viver de acordo com o evangelho, o Senhor não o batiza com o Espírito Santo, pois o comportamento dessa pessoa indica que, na verdade, ela não se arrependeu de seus pecados (Mt. 3: 11).

       Nos dias atuais milhares de pessoas que já aceitaram a Jesus como seu único e exclusivo salvador, buscam o batismo com o Espírito Santo sem ter respostas. Tudo indica que elas desconhecem a necessidade de se cumprir o mandado do Senhor para então receber suas promessas (Hb. 10: 36-37). É bem possível que suas lideranças espirituais não as tenham advertido sobre os detalhes específicos que envolvem nosso relacionamento com o Senhor, conforme foi mandado (Mt. 28: 19-20). Mas nesse caso o próprio interessado tem a obrigação de examinar as Escrituras e cumprir o que Jesus mandou, pois a Palavra está à sua disposição, independente de que alguém o ensine (Dt. 30: 14 – Rm. 10: 8 e I Jo. 2: 27). Devemos então entender que, mesmo batizados nas águas, nossa aliança com Jesus só se completa com a resposta dele, através do batismo com o Espírito Santo (At. 19: 1 a 6). Esse é o processo através do qual passamos a ser reconhecidos como ovelhas do seu rebanho. Veja o que ele disse:

      “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.  Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. “ (Jo. 10: 27-28).    

       É necessário observar os detalhes contidos nos mandamentos do Senhor,       principalmente no que diz respeito ao relacionamento com os irmãos de mesma fé. Isso é um fator essencial para o desenvolvimento do discípulo de Jesus. Assim, se não estamos sendo correspondidos na promessa do batismo com o Espírito Santo, é um sinal evidente de que não estamos vivenciando os mandamentos, principalmente aqueles que dizem respeito ao tratamento com os irmãos (Mt. 5: 22); com as ofertas (Mt. 5: 23-24-25); e outros de grande importância, inclusive o do perdão (Mt. 18: 32-33).  

       Hoje existem Igrejas que até desestimulam a consideração de irmãos entre seus componentes.  Mas o cristão que almeja receber a unção do Espírito, deve se guiar pela Palavra de Deus, orientando-se pelos textos bíblicos.  Entra aí a necessidade de ser forte e corajoso (Js. 1: 9), já que muitas vezes temos que deixar a doutrina humana para atender a verdadeira vontade de Deus. Veja o texto abaixo:

      “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!... Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. ” (Jr. 17: 5 e 7).

       Portanto, é uma questão de decisão nossa buscar de todo o nosso coração a prática dos mandamentos, mesmos que eles não nos tenha sido ensinado na Igreja, até porque o intermediário entre nós e Deus é Jesus e não o homem.

       Amigo, se você foi batizado nas águas, aguarda o batismo com o Espírito Santo e ainda não o recebeu, faça um autoexame, e pede ao Senhor para te mostrar onde está a falha, pois é da vontade dele te batizar. Veja o que ele disse: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? ” (Lc. 11: 13).        
   
        
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.