Mensagem

ÁGUA EM VINHO

MSG 575 = 26/12/2017

       Os milagres feitos por Jesus não aconteceram por acaso. São frutos do plano de Deus para mostrar Seu poder, abençoar, e ficar registrado como base de informações que nos trazem conhecimento de Sua vontade. Portanto, nenhum homem por mais pretencioso que seja, tem a mínima condição de julgar se esses milagres poderiam ou não ter acontecido de outra forma, já que Deus é soberano e jamais pode questionado (Is. 45: 22). Os versículos que transcrevemos abaixo relatam sobre o primeiro milagre feito por Jesus, transformando água em vinho numa festa de casamento. Veja o texto:

      “Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.” (Jo. 2: 9-10).  

       No momento daquela festa, os fatos foram vistos como milagre, e serviram apenas para alegrar as pessoas. Mas esse milagre foi a linguagem de Deus anunciando o início de um novo tempo, trazendo grandes revelações sobre o destino dos humanos. Ele marcou o início da batalha enfrentada por Jesus para firmar, com seu próprio sangue, o pacto de uma nova aliança. Em sentido figurado, o vinho novo ali foi o prenúncio de um novo evangelho que nos conduz à salvação plena, ou seja, um grande avanço no processo de nosso retorno à comunhão com Deus, perdida por Adão a milhares de anos (Gn. 3: 22-23). Portanto, a água das talhas simbolizava a Palavra de Deus, já revelada a Moisés. Mas o vinho originário dela apontava para o evangelho de Jesus que viria a ser revelado após sua vitória. A escolha de uma festa de casamento, com toda certeza, simbolizou as bodas do Cordeiro, que serão realizadas no reino da glória, onde Jesus será o noivo e sua igreja a noiva (Ap. 19: 7-9). O objetivo de Deus foi mostrar algo muito acima daquilo que nós, pobres mortais pretenciosos, podemos imaginar.  

     No entanto, ainda existem líderes religiosos (imaginem !!!) que se julgam com direito de questionar o plano de Deus, achando que o primeiro milagre de Jesus poderia ter sido diferente. Isso nos faz lembrar a censura daqueles que estavam com Jesus quando uma mulher o ungiu com perfume caro (Mc. 14: 4-5-8). Sem saber o que estavam falando, eles também achavam que o perfume poderia ser vendido e o dinheiro doado aos pobres. Naquele tempo as pessoas tinham pouco conhecimento de Deus, e se achavam autossuficientes para fazer julgamento sobre as atitudes de Jesus. Mas hoje estamos a mais de dois mil anos da ascensão do Senhor, e temos a obrigação de conhecer mais a respeito dos planos do Criador, principalmente para entender que Seus caminhos são mais altos que os nossos caminhos. Veja o que diz o Senhor. Eis o texto:

     “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Is. 55: 8-9).

       Dessa forma, cremos ser muito arriscado aceitar a liderança de alguém que se acha tão bom, ao ponto de poder questionar se os planos de Deus não poderiam ser melhor. Em nossos dias, o caminho da salvação tem sido extremamente adulterado. Existem muitas pessoas que foram chamadas pelo Senhor, mas infelizmente estão se deixando dominar pelos lobos vorazes, e se elas não acordarem para a verdade, dificilmente chegarão ao fim da jornada, já que estão confiando no homem e deixando de confiar na unção do Espírito Santo (I Jo. 2: 27). Veja a Palavra do Senhor a respeito das que se deixam levar pelo enganador. Eis o texto:

       “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!  Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; ...” (Jr. 17: 5-6).  

      Portanto, amigo, se você quer ser salvo, não deixe a Palavra de Jesus para dar ouvidos à voz de homens, que, normalmente se apresentam como grandes mestres para nos dominar com mais facilidade.

 
       Que Deus nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.

 
                                                        Natanael de Souza