Mensagem

A VINGNÇA

MSG

          Quando sentimos ofendidos por alguém, o primeiro desejo que vem ao nosso coração é vingar, muitas vezes devolvendo além do que recebemos. Esse é um erro comum em quase todas as pessoas, deixando de considerar que a vingança não nos pertence, porque Deus a reservou para si (At. 1: 6-7). Portanto, quando vingamos estamos em desobediência. Isto quer dizer que além de sermos ofendidos, por alguém que errou conosco, acabamos errando também, mesmo tendo razão, e alimentando o desejo do diabo em formar um conflito, muitas vezes resultando em morte.  Esse é o mesmo princípio que gera guerras e destruições, devastando países inteiros, e resultando em milhares de vítimas. Quando alimentamos os conflitos, ou mesmo o princípio deles, nos colocamos como instrumentos de satanás, para roubar, matar e destruir (Jo. 10: 10). Possivelmente, foi por essa razão que Deus reservou a vingança para sua exclusiva autoridade, mesmo porque todos nós quando morremos, temos nossa alma avaliada por Deus, mediante o que se cumpriu ou deixou de cumprir da Palavra do Senhor estabelecida no evangelho trazido por Jesus (Jo. 12: 48). Veja o que Deus disse. Eis o texto:

       “Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; ....” (Dt. 32: 35).
   
       Foi por essa razão que Jesus nos ensinou a não resistir ao homem mau. Isso representa confiar na justiça divina e deixar que, ao seu tempo, Deus julgará e dará a justa recompensa a todos nós (Mt. 5: 22 a 25). Esse é um mandamento difícil de ser cumprido, mas quando o fazemos demonstramos ao Senhor nosso temor e obediência, e na hora de nossa alma ser avaliada no evento da morte, vamos ver que valeu a pena se esforçar, e às vezes até humilhar por causa do temor de Deus. Devemos levar em conta que é muito comum aos verdadeiros discípulos de Jesus cumprirem os mandamentos mais fáceis. Entretanto, são pouquíssimos os que conseguem cumprir as recomendações da não resistência e do perdão. Isso acontece porque eles são pontos preciosos a favor de nossa alma. É muito comum não termos condições psicológicos para praticar esses mandamentos de todo o nosso coração. Entra aí mais uma necessidade de se buscar o batismo com o Espírito Santo, pois ele é o poder do alto, e muda os sentimentos do nosso coração, de sorte que nos leva muito além de nossos limites humanos. Por isso, quando o consideramos em nossas ações, ele muda nossos sentimentos para podermos perdoar de todo o nosso coração, e nos leva a se tornar verdadeiras testemunhas de Jesus. Veja o texto:

       “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (At. 1: 8).

       O plano de Deus mostra que depois de passar por grandes sofrimentos, o mundo vai aprender que só o conhecimento da Palavra do Senhor pode trazer a paz na terra (Is. 11: 9).  Com esse propósito, Deus estabeleceu seu reino entre nós (Lc. 17: 20-21). Portanto, devemos nos esforçar, para viver na prática do que Jesus nos ensinou, a fim de alcançar o reino de Deus (Mt. 11: 12). É bom lembrar que o Senhor separa os que o obedecem, e os que o desobedecem, compensando a cada um segundo suas obras. Portanto, devemos orar e pedir ao Espírito Santo que toque em nosso coração rude e grosseiro, e nos transforme para que possamos, de coração, não praticar a vingança, visto que ao seu tempo Deus julgará e vigará na justa medida.

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                             Natanael de Souza