Mensagem

TENTAR A DEUS

MSG 839/2021

      Discernir com precisão os sentidos da Palavra do Senhor contido nas Escrituras, é o caminho certo para aquele que não quer cair nas armadilhas do inimigo.  Mas para isso, não basta entender somente os significados daquilo que está escrito, pois a Bíblia não é apenas um livro comum. Ela é a expressão da vontade do Senhor, e como tal precisamos também da unção que recebemos inicialmente do Espírito Santo, para perceber o que Deus quer dizer nas entrelinhas dos textos. Foi por isso que o apóstolo João declarou em sua primeira epístola, que é a unção do santo Espírito quem nos ensina verdadeiramente todas as coisas (I Jo. 2: 27). Isso confirma que somente quem foi levado a Jesus pelo chamado de Deus, têm condições de perceber as ciladas que satanás coloca no caminho para nos derrubar (Jo. 6: 44). Veja como ele tentou fazer com Jesus. Eis o texto:

        “Então, o diabo ... colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, ... Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.” (Mt. 4: 5-6-7).

       O tentador citou algo que realmente está escrito (Sl. 91: 11-12). Mas ele sabia que a promessa não é para ser aplicada com o objetivo de provar se Deus cumpre ou não aquilo que prometeu. Isso apontaria para a falta de confiança, nivelando Deus aos homens, e ferindo Sua Soberania (Is. 46: 9). Esse tipo de cilada só é percebido por alguém que tenha a capacidade de unção concedida no momento de sua chamada (Mt. 25: 15). Num cenário de conteúdo fraco do evangelho, ele consegue muito êxito, e vai levar ao fracasso muitos cristãos sem base bíblica (I Co. 3: 10 a 15). É por isso que conclamamos aos cristãos para buscar Igrejas onde o ensino do evangelho é levado a sério, com prioridade sobre todas as outras funções.  Em nossos dias ele tem sido amplamente usado por satanás através dos falsos profetas, usando templos luxuosos, mas distorcendo o significado da vontade de Deus. Daí, a existência de grandes multidões de pessoas apegadas a determinada organização, porque julgam apenas pela aparência e não pelos frutos como Jesus recomendou (Mt. 7: 16). É o que Jesus chamou de porta larga, ou seja, ensina o que agrada as pessoas, e deixa de lado o conhecimento de Deus. Veja o texto:

       “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mt. 7: 13-14).

       É de se levar em conta que, para entrar no reino de Deus, e enfrentar os principados das trevas, precisamos viver na prática de princípios que constituem verdadeiras blindagens espirituais, pois as potestades que nos atacam mentalmente têm alto conhecimento da forma pela qual deve nos enganar (Ef. 6: 11 a 18). Essa tentativa de engano que o diabo lançou sobre Jesus, para o fazer tentar a Deus, foi apenas uma amostra de seu poder de fogo. Por isso, precisamos respirar o evangelho para termos a espada do espírito afiada e pronta em nosso coração (Ef. 6: 17).

       Portanto, amigo, não aceite a doutrina de domínio dos homens que querem fazer negócios com sua alma. Lembra que foi Jesus quem pagou um alto preço por cada um de nós, e derramando seu sangue para nos libertar.

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                             Natanael de Souza