Mensagem

SOBRE O BATISMO

MSG 996 = 05/07/2024

Grande parte dos cristãos esperam alcançar o reino dos céus, sem cumprir com fidelidade os mandamentos do evangelho. Mas eles se decepcionam quando morrem e descobrem que não foram reconhecidos por Jesus, e consequentemente não puderam ser salvos, pelo fato de terem praticado iniquidade, ou seja, não cumpriram a vontade de Deus (Mt. 7: 22-23). Isso acontece porque as lideranças dos grupos a que pertenceram consideraram somente o batismo nas águas, se omitiram em batizá-las com o Espírito Santo, para que ficassem preparadas para enfrentar o batismo com fogo, que se desenvolve ao longo da vida cristã (Lc. 3: 16). Ao que tudo indica, foi essa a razão pela qual Jesus, antes de subir para o Pai, recomendou aos discípulos que aguardassem a descida e o batismo com o Espírito Santo. Veja o texto:

      “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.  E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.” (Lc. 24: 49-50-51).

       Jesus sabia da batalha que os discípulos iriam enfrentar dali para a frente, diante da reação do diabo contra o evangelho. Por isso, mandou que eles aguardassem até receber o poder do alto.  Isso indica que quando o Espírito Santo nos batiza, ele deixa a unção de Deus sobre nós, nos capacitando para lutar contra as forças espirituais do mal, ou seja, contra as potestades e principados satânicos que se levantam no momento em que anunciamos o evangelho da salvação (Ef. 6: 12 e Lc. 10: 17-18)). Portanto, a pessoa que ainda não foi batizada com o Espírito Santo, não está apta para levar o evangelho da salvação para outras. Essa é a luta que iniciamos depois do batismo com o Espírito Santo, e o que João Batista chamou de batismo com fogo (Lc. 3: 16). Nossa caminhada para a salvação se compõe de um conjunto de três batismos diferentes, e não somente o batismo nas águas. Jesus avisou que negaria reconhecer a muitos que, mesmo praticando sua obra, o faziam em iniquidade. Veja o texto:

       “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt. 7: 22-23).

       Ele se referia a aqueles que deixam de cumprir parte dos mandamentos do Senhor. Esse é um caso típico dos que só se batizam nas águas, e não cumprem a vontade de Deus, no que se refere ao batismo com o Espírito Santo, e com fogo. Portanto, é de se presumir que milhares de almas não têm sido salvas por não ter completado os mandamentos do batismo, que são três e não apenas um. Isto acontece porque suas lideranças religiosas aboliram o batismo com o Espirito Santo, ou não o reconheceram como parte integrante do caminho da salvação. Esse é o prejuízo mais lamentável que alguém possa sofrer, pois a alma da vítima vai ter de pagar todos os pecados, permanecendo nos domínios de satanás por centenas de anos. Tem muitos grupos cristãos que não entendem o valor do batismo com o Espirito Santo; mas também tem outros que sabem do erro que estão cometendo, mas não levam a sério as Palavras de Jesus, e entregam seus seguidores ao inferno.  Portanto, amigo, não congregue em igrejas que desprezam o batismo com o Espirito Santo. Elas não vão te levar à salvação.

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                       Natanael de Souza