Mensagem

SIMÃO, O MAGICO

890 = 06/09/2022

      
      Existem várias formas de falsificar o evangelho, e dizer para as pessoas que elas estão nos retos caminhos do Senhor, quando realmente não estão. Uma delas é a arte mágica, que nos leva a ver as coisas falsas como verdades. Mas Deus, prevendo isso, mandou Isaías profetizar, preparando o coração do povo, para só vir a Jesus, e fazer parte da aliança para a salvação, quem fosse chamado (Is. 6: 10 e Jo. 6: 44). Por isso, Deus exige o batismo nas águas, sinalizando que cremos, e queremos e viver em obediência aos ensinos de Jesus (Mc. 16: 15-16). No entanto, muitos tentam burlar esse princípio, fingindo aceitar as regras básicas de um cristão, mas no coração ainda não venceram o instinto enganador, herdado da serpente (Gn. 3: 1). Certamente, foi para evitar isso, o Senhor instituiu o batismo com o Espirito Santo, respondendo que nos aceita na nova aliança (Lc. 24: 46 a 49).  A Bíblia mostra que Simão dominava o povo de Samaria, enganando com artes mágicas, e até se batizou nas águas fingindo estar convertido. Porém, não conseguiu burlar a verdade, quando esbarrou na necessidade de confirmação do alto através do batismo com o Espírito Santo, achando que podia comprar o dom de Deus com seu dinheiro. Veja o que Pedro disse para ele. Eis o texto:

       “Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.” (At. 8: 20-21).

       Simão conseguiu enganar o discípulo Felipe na parte humana da aliança. Mas não passou na parte espiritual, pois o Espírito Santo não confirmou, e ainda o repreendeu, mostrando que seu coração não era reto para com Deus. Isso confirma que o homem vê o exterior; mas Deus vê pelo que está no coração (I Sm. 16: 7). Em nosso tempo, o mundo está cheio de falsos profetas, que, como Simão, domina sobre o povo com artes mágicas dizendo que é o caminho da salvação. Com certeza, muitos tem se surpreendido na hora da morte, quando descobre que foi enganado, e por isso vai ter de curtir o inferno por centenas de anos (Jo. 12: 48 e Mt. 7: 22-23). Mas Jesus teve o cuidado de advertir contra isso, mandando examinar os frutos daqueles que se propõem a nos ministrar sua Palavra. Veja o texto: “Por seus frutos os conhecereis. ...” (Mt. 7: 16).  Portanto, só se engana com os “Simãos” de hoje quem é imprudente, e troca o temor de Deus pela amizade do homem. Quem não tem uma boa base do evangelho, e falsifica a Palavra do Senhor, mesmo crendo na promessa de salvação, pode sofrer centenas de anos no inferno depois da morte (I Co. 3: 10 a 15). Por isso, aquele que não quer que sua alma se queime, deve fazer tudo para cumprir os ensinos de Jesus, antes de findar os dias de seu corpo aqui na terra, sabendo que os lobos vorazes estão espalhados pelo mundo inteiro, tentando tirar proveitos com o evangelho do reino de Deus. São muitos os imitadores do mágico Simão, que, sem o temor de Deus, tentam enganar com suas astúcias, ou com doutrinas de demônios (II Tm. 3: 1 a 5). Portanto, irmãos, precisamos atentar para os mínimos detalhes da vontade de Deus, e não permitir que nos enganem com um falso evangelho, lembrando que o Espírito Santo só confirma nossa aliança de salvação quando vê em nós um coração reto para com Deus (At. 8: 21). Assim, aquele que busca e ainda não O recebeu, deve examinar a si mesmo, para achar onde está o problema. É bom lembrar que o melhor caminho para se receber a unção do Espirito Santo e não ser vitima dos falsos profetas, é crer em Jesus COMO DIZEM AS ESCRITURAS (Jo. 7: 38).
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                             Natanael de Souza