Mensagem

SEJA PRUDENTE

MSG 990 = 11/06/2024

       As Escrituras mostram que, na seleção de homens especiais para a batalha de Gideão, Deus indicou que as pessoas mais aptas para vencer as lutas, são as corajosas, e prudentes ao mesmo tempo, ou seja, aquelas que estão sempre atentas contra as ciladas do inimigo (Jz. 7: 4 a 7). Esse ensinamento pode ser percebido quando, seguindo os conselhos do Senhor, não nos consideramos sábios aos nossos próprios olhos, e reconhecemos a Deus em todos os nossos caminhos (Pv. 3: 6-7). A observação dessas advertências evita que venhamos a cometer erros quase imperceptíveis que resultam em prejuízos monstruosos para nossa alma no futuro. Um deles, talvez o mais perigoso, está em confiar nos ensinamentos que recebemos de nossos mestres, sem conferir com os textos descritos na Bíblia, considerando que quem abre nosso entendimento é o Espírito Santo e não o homem (I Jo. 2: 27). Passamos, então, a observar um importante aviso de Jesus, que tem surpreendido muitos cristãos. Veja o que o Senhor disse:

     “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, ... Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt. 7: 21-22-23).

       O Senhor se refere ao que acontece no evento da morte, quando nossa alma é avaliada para que seja definido seu destino (Jo. 12: 48). Nesse ponto de nossa existência é levado em conta o que cumprimos ou não da Palavra de Jesus (Dt. 18: 18-19). Portanto, qualquer deslize em relação ao cumprimento da Palavra dele, pode nos decepcionar, impedindo nossa entrada para o Paraíso. Nessa decisão, ele não vai considerar a responsabilidade de quem nos ensinou, mas a nossa responsabilidade pessoal, já que o verdadeiro mestre no ensino é o Espírito Santo, ao qual devemos buscar (Jr. 29: 13). Em nosso tempo, é ensinado a muitos cristãos que nesse texto Jesus se referiu ao ato de expulsar demônios, profetizar ou fazer maravilhas. Mas se prestarmos atenção, percebemos que ele se referiu a quem pratica a iniquidade, que pode acontecer em qualquer atividade concernente ao cumprimento das Escrituras. Uma das iniquidades que mais acontecem no mundo cristão atual, é o cumprimento incompleto do sacramento do batismo, que representa uma aliança com Jesus, e poucos a consideram.  Em nosso relacionamento com o mundo espiritual, o Espírito Santo é a chave com a qual abrimos as portas da salvação (Joel 2: 28 e 32).  É ele quem abre nossos olhos espirituais para perceber a vontade de Deus. Portanto, sem ele não vamos além da visão mundana. Observe agora, na declaração de João Batista, o que Deus nos mandou cumprir, para conquistar o direito à salvação e chegar a Jesus. Eis o texto
:
      “E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo, Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, ... esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Lc. 3: 15-16).   

       Isso deixa claro que a salvação é uma aliança que fazemos com Jesus, envolvendo três batismo e não apenas um. Por isso, as pessoas não são reconhecidas pelo Senhor quando são ensinadas a cumprir apenas um batismo.

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                     Natanael de Souza