Mensagem

Sê forte

MSG 045 = 07/11/2007

Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu Servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. ” (Js. 1: 7).

       Comparando os acontecimentos de hoje com alguns anos já passados, é fácil perceber que o mundo evolui, oferecendo melhores condições de vida. Mas é visível também a dificuldade das pessoas em vencer as barreiras que surgem em meio às demandas de uma sociedade evoluída. Essa situação se encaixa na parábola de Jesus relatando sobre o joio que surge com o crescimento do trigo, e que só deve ser arrancado no tempo da colheita (Veja Mt. 13: 24 a 30).  Mas para nós cristãos, o caminho da vitória pode ser encontrado, se observarmos alguns relatos contidos nas Escrituras Sagradas. São ensinamentos dignos de confiança,, pois, vieram de Deus para orientar pessoas que foram fiéis e perseverantes em viver pela fé.

       O versículo acima transcrito é um desses vários ensinamentos, descrevendo a orientação de Deus para Josué, no momento em que este teria de substituir Moisés, e se sentia abatido pela morte de seu líder.

       Nessa orientação destacamos alguns conselhos que podem ser seguidos por nós nos dias atuais, quando defrontamos com situações difíceis. Observem que Deus manda Josué ser forte e corajoso para ter o cuidado de fazer tudo conforme determinava a lei de Moisés. Para vencer as lutas que surgem hoje, temos de considerar, não só os mandamentos que Deus determinou a Josué naquela época, mas também aqueles que o Senhor Jesus nos ensinou a praticar quando deparamos com situações semelhantes. Veja no texto:

       “Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. ” (Lc. 12: 29 a 31).

       Paralelamente ao que foi determinado a Josué, o Senhor Jesus nos ensina a buscar o poder de Deus antes de tudo, acrescentando que quando o fazemos e confiamos na justiça divina, as coisas materiais passam a ser simples acréscimos. Isso indica que a origem das lutas está no mundo espiritual(Veja Ef. 6: 12 + Ap. 6:7-8).

       Observe que tanto nas orientações dadas a Josué, como nos ensinamentos de Jesus, as promessas de vitória estão condicionadas à nossa fidelidade em buscar e obedecer aos mandamentos contidos nas Escrituras.

       Diante das adversidades, que hoje são representadas por enfermidade, destruição familiar, falência financeira e outros males equivalentes, a tendência da grande maioria das pessoas é desviar a atenção para o tamanho do problema. É aí que mora o perigo. Observe o que diz a Palavra de Deus: “... o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. ” (Hb. 10: 38).

       No momento em que desviamos nossa da fé, para olhar as circunstancias que nos cercam, os olhos de Deus se afastam de nós. Esse momento é a brecha para a entrada do inimigo que sempre está por perto. Também aí está o motivo de Jesus recomendar para não ficarmos ansiosos, e perseverarmos no alvo para o qual caminhamos.

       Portanto, meu amigo ou minha amiga, seja qual for a intensidade de seu problema, nunca permita que sua fé retroaja. Lembra que o Deus em Quem cremos é muito maior que nossos inimigos(Veja 2 Cr. 32: 7-8).

Que o Senhor te abençoe em abundância.