Mensagem

SANTIFICAÇÃO

MSG 930 de 17/07/2023

                         

      Quando se referem aos santos, as Escrituras apontam para aqueles que receberam o evangelho, creram em Jesus, e por isso foram tocados pelo Espírito Santo. Esse toque é a forma pela qual o Espírito de Deus nos convence da verdade, levando-nos a usar o livre arbítrio, e deixar o mundo transgressor da vontade divina, para alcançar a vida eterna. Por isso, quando o recebemos, passamos a ser considerados santos, diante do Senhor, e preparados para entender a vontade de Deus. Isso acontece porque os efeitos dos pecados que nos impedem de entender a verdade, são afastados no momento em que o Espírito Santo age. Ele deixa em nós um potencial de unção, capaz de nos levar a entender a vontade de Deus, e daí para a frente não a transgredir mais (I Jo. 3: 4-5-6). É aí que começa o processo espiritual da santificação, necessário para chegar a Deus. Veja o texto:
       “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hb. 12: 14).
       A partir do toque do Espírito de Deus, começamos um longo processo para vencer os obstáculos que surgem, tentando impedir nosso aperfeiçoamento. As potestades satânicas sabem que os santos herdarão a terra (Dn. 7: 21-22). Por isso, como espíritos de alta inteligência maligna, fazem tudo para impedir que venhamos a vencer os obstáculos da escada espiritual que conduz à vida eterna (Gn. 28: 12 a 15; e Ef. 6: 11-12). Surge daí a necessidade de nos tornarmos discípulos de Jesus, e permanecer nele (Jo. 8: 31-32). Observe que a santificação começa com a chamada de Deus, a que Jesus deu o nome de novo nascimento, pois é um despertamento de nosso espirito que estava nas trevas, e passa a ver a luz de Deus (Mt. 4: 16-17). Portanto, o novo nascimento, ou seja, o toque inicial do Espírito Santo, é o princípio do caminho para se chegar a Deus, através do evangelho do reino trazido por Jesus. Em nosso tempo, milhões de pessoas enchem as igrejas em busca de um novo nascimento, e ainda não conseguiram, ou seja, ainda não foram tocadas pelo Espírito Santo. Isso acontece poque elas não têm um coração reto para com Deus. Veja o que o apóstolo Pedro disse ao mágico Simão, quando esse quis pagar para ser batizado com o Espírito Santo. Eis o texto:
       “Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;” (At. 8: 21-22).    
       O que nos leva a ter um coração reto para com Deus, é o aprendizado da santa Palavra, que só obtemos quando buscamos em instituições comprometidas com o ensino do evangelho. Muitas hoje desviam o foco para cumprir interesses particulares, ou seja, não dão prioridade aos ensinos de Jesus, e mantêm inúmeras almas enganadas dizendo-as que estão no caminho da salvação, e não estão. É por isso que precisamos ter muito cuidado com as falsas aparências (Mt. 24: 23-24). Essas instituições falsas não levam à santificação. Muitas vezes suas vítimas passam longos anos pensando que estão no caminho certo, e quando morrem são surpreendidas do outro lado da vida, ao saber que suas almas vão continuar nos domínios do diabo.
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                       Natanael de Souza