Mensagem

Resposta de Deus

MSG 080 – 09-7-2008

       

     “E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. ” (Is. 65: 24).

      Esse versículo relata um importante detalhe da maneira pela qual Deus haverá de tratar com os cristãos do futuro. O Senhor promete resposta pronta e rápida às orações das pessoas que estiverem vivendo no tempo do milênio bíblico; isto é, durante os mil anos em que o inimigo de nossas almas vai ficar preso no abismo (Ap. 20: 1-2-3). Nesse tempo já não haverá mais opositores, nem religiões contrárias aos princípios cristãos. O mundo estará vivendo literalmente com um só rebanho, e um só Pastor (Jo. 10: 16). 

      O versículo transcrito acima, além de mostrar um aspecto importante do futuro dos cristãos fiéis, confirma também que é vontade de Deus nos atender prontamente. Portanto, a falta de respostas às nossas orações, ou a demora delas, tem como causa  nossa deficiência em viver de acordo com os mandamentos da lei de  Deus.

      Por várias vezes Jesus fez advertências a esse respeito, mostrando que tanto a desobediência como a  timidez em praticar com  rigor os mandamentos contidos nas Escrituras, nos deixa impedidos de receber  as bênçãos que o Senhor já colocou à nossa disposição (Veja Mc. 4: 37 a 40). Mas dentre todas as deficiências que atrofiam nossa vida, o pecado tem um destaque especial. Veja o texto: 

     Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Is. 59: 1-2.

      Definido biblicamente, pecado a transgressão da vontade de Deus (I Jo. 3: 4); ou seja, aquilo que temos a consciência de que Deus não aprova, mas mesmo assim o praticamos. Portanto, a melhor atitude a tomar para que nossas orações sejam respondidas, é procurar viver dentro dos princípios ensinados pelo Senhor Jesus. Nunca devemos esquecer de que os olhos de Deus nos avaliam em todos os momentos, com o objetivo  de abençoar, e se não o faz é porque estamos errando perante Sua soberana vontade. Veja o texto: 

     Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele;...” (2 Cr. 16: 9).  
  
      Por isso amigos, quando oramos e não vemos sinal de resposta, é necessário que julguemos a nós mesmos (Veja 2 Co. 11: 28), pedindo ao Espírito Santo para mostrar onde estamos falhando. Fazendo isso, certamente nossa consciência vai  nos fazer lembrar onde erramos (Ap. 2: 5), e a partir daí o próximo passo é pedir perdão. 

      Mas um detalhe ainda muito importante quando esperamos a resposta de Deus, é ficar atento aos sinais da resposta. Nem sempre ela vem da maneira que esperamos. É necessário ter fé e atenção para reconhecer o que vem de Deus. Veja o que aconteceu com Elias, quando orava para vir chuva sobre o reino de Israel. No momento em que ele começou a oração, ordenou ao seu moço que olhasse para o mar, e observasse o sinal de chuva. O moço fez o que ele  mandou e voltou dizendo que não havia nenhum sinal. Mas Elias ordenou novamente que ele voltasse lá sete vezes. Na sétima vez o moço viu, despontando sobre o mar, uma pequena nuvem do tamanho da palma da mão de um homem (I Re. 18: 42-43-44). Foi o sinal suficiente para que Elias ficasse convicto de que Deus começava a responder sua oração.  Abundantes chuvas vieram logo a seguir (I Re. 18: 45). 

      Essa é a maneira de identificarmos a reposta de Deus: Crer que Ele vai responder(Mc. 11: 23), e ficar atento aos sinais da resposta (Pv. 4: 20).

      Que o Senhor te abençoe e te guarde.