“Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei. ” (Ne. 1: 11).
A tendência natural das pessoas é de acreditar apenas no que os olhos do corpo físico estão vendo. Isso foi mostrado até mesmo entre os discípulos de Jesus, através de homens chamados por Deus aos santos caminhos, quando Tomé declarou que só acreditava na ressurreição do Senhor se colocasse as mãos em suas chagas (Jo. 20: 25). Porém, ao longo dos séculos as Escrituras têm mostrado a existência de uma natureza divina e poderosa que somente com os olhos da fé se pode ver (Rm. 1: 17). São fatos testificando que só agradamos a Deus quando cremos que Ele existe, e não limitamos a possibilidade de Suas respostas em nossa vida. O desconhecimento dessa verdade, ou a dúvida de sua existência, tem impedido muitos cristãos de serem amplamente abençoados através das promessas de Jesus. Se antes da vinda do Senhor algumas pessoas tiveram experiências maravilhosas por acreditar no poder de Deus, melhor oportunidade se tem hoje, depois que ele veio e revelou as grandezas do mundo espiritual para nós, mostrando na prática que tudo é possível quando se crê (Mc. 9: 23).
O texto transcrito relata parte da oração de Neemias no cativeiro da Babilônia, diante da triste notícia da devastação de Jerusalém, em 446 a. C. A frase final desse versículo mostra que Neemias era um simples copeiro do rei naquele Império. Com toda a certeza, dentre o povo israelita, deveria haver muitas outras pessoas com conhecimento e posição mais alta que ele. Mas naquele momento foi em seu coração que despontou a fé para crer que Deus poderia reconstruir a Jerusalém e libertar os judeus cativos na Babilônia.
Mesmo tendo acesso direto ao rei, Neemias foi primeiramente a Deus, suplicando para que o coração daquele homem fosse tocado em atendê-lo. Seu comportamento se enquadrou perfeitamente dentro da lei divina revelada por Jesus quase quinhentos anos depois. Veja o texto:
“Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes,... até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.”(Mt. 21: 21-22).
O monte que tinha diante de Neemias era simplesmente a força poderosa do rei Artaxerxes II que comandava o império babilônico. Quando continuamos a leitura do relato, vemos que Neemias não se preocupou em ir ao rei depois da oração. Apenas aguardou o cumprimento do tempo de Deus, e alguns meses depois o rei foi tocado a se dirigir a ele, e conceder tudo o que foi necessário para a reconstrução de Jerusalém(Ne. 2: 1 a 6). É bom notar que Neemias colocou em oração, diante de Deus, até a definição do que deveria pedir ao rei quando este já havia se prontificado a ajudá-lo.
Enviado pelo rei para a reconstrução de Jerusalém, Neemias enfrentou grandes lutas contra os inimigos que se levantaram. Mas venceu a todas e seu comportamento entrou para a História.
Amigos, esse foi um grande exemplo afirmando que Deus nunca deixa de responder à oração daqueles que agem de acordo com a Sua soberana vontade. Para Deus não importa a influência que você tenha ou não perante a sociedade. Importa a sinceridade que você tenha no coração, sabendo que o tempo da resposta não é imposto por nós; mas é Ele quem determina Veja o texto abaixo:
“Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero” (Sl.101: 2).