Mensagem

QUEM NOS ENSINA

MSG 1020 de 14/11/2024

     
       Jesus deixou muitas advertências nos prevenindo acerca dos enganadores que haveriam de surgir, usando o evangelho de maneira falsificada, alguns por não saberem, e outros para obter lucro pessoal. É o que mais vemos em nosso tempo. Eles são considerados ladrões de ovelhas, porque as conduzem por caminhos diferentes, ou seja, pelos caminhos que mais os interessam (Jo. 10: 1). É dessa forma que milhões de almas de pessoas chamadas pelo Senhor tem se decepcionado no momento que morrem, e descobrem que não foram salvas, pelo fato de terem sido enganadas por seus líderes. É de se imaginar como deve ser triste alguém passar a vida inteira na expectativa de que sua salvação está assegurada, e quando morrem sua alma fica perdida no espaço, nos domínios de satanás, em situação ainda pior que aqui. Esse é o resultado do trabalho dos falsos profetas, e dos irresponsáveis que pregam a Palavra de Deus, sem avaliar a extensão do dano que estão causando às pessoas. Essa é a razão pela qual Jesus aconselhou a examinar as Escrituras, e não se contentar com o que o homem diz. Quem atende a esse conselho, descobre que não é o homem, mas a unção do Espirito Santo quem nos ensinas todas as coisas. Veja o que disse o apóstolo João. Eis o texto:  

      “Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” (1 Jo. 2: 26-27).

       João afirma para nós que não é o homem o elemento mais importante para aprendermos corretamente o evangelho; mas é a unção que o Espírito Santo deixa em nós. Essa afirmação condiz com o que Jesus revelou através da parábola dos talentos, onde ele declara que o reino de Deus é como um homem que, tinha de se ausentar, e por isso, antes de sair chamou seus três servos, e distribuiu com eles todos os seus bens, dando cinco talentos para um, dois para outro e um para outro, a fim de que fossem multiplicados (Mt. 25: 14-15).  Esses talentos se referem à unção que o Espírito Santo deixa em nós, quando somos tocados por ele. É a capacidade de entender a verdade sobre a vontade de Deus, sem a necessidade de que alguém nos ensine. Portanto, ao homem compete apenas nos ensinar a guardar o evangelho que a unção de Deus já nos ensinou. Veja o texto:

      “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt. 28: 19-20).  

       Portanto, para levar a sério os caminhos da salvação, devemos congregar em igrejas onde o evangelho é ministrado de modo voluntário (1Pd. 5: 2-3). Quem não quiser ser enganado, deve fugir de igrejas dirigidas por homens arrogantes e mentirosos, pois o objetivo deles é seu lucro pessoal, ou o domínio das ovelhas que roubaram do Senhor, levando-as por caminhos enganosos. No caminho da salvação só vence aquele que é prudente e valente ao mesmo tempo (Jz. 7: 4 a 7). Aquele que tem medo de tomar atitudes necessárias para andar no caminho certo, não entra no reino dos céus.

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                       Natanael de Souza
 
Obs.
      Compartilhe essa mensagem com outras pessoas.