“E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim. ” (Mt. 24: 14).
Na medida em que afastamos das coisas de Deus, distanciamos cada vez mais da prática e do conhecimento da vida pelo espírito, e ficamos limitados a ver e compreender apenas aquilo que está diante dos olhos do nosso corpo físico. Nessa situação, só tomamos conhecimento dos fatos depois de acontecidos, já que não temos capacidade de perceber o mundo espiritual, e consequentemente o que está previsto para acontecer no futuro. Essa era a situação das pessoas por ocasião da primeira vinda do Senhor Jesus. O povo estava a quase quatrocentos anos sem profetas. O último havia sido Malaquias. As Escrituras declaram que não havendo profecias, o povo se corrompe (Pv. 29: 18). Isso quer dizer que não havendo quem pregue a Palavra, o povo se distancia de Deus. Com toda a certeza, esse era o motivo de muitas pessoas naquela época indagarem ao Senhor sobre quando viria o fim dos tempos. Mas mesmo sendo o Filho de Deus enviado à terra para nos salvar, Jesus não estava autorizado pelo Pai a fazer essa revelação (Ver At. 1: 7). Entretanto, mostrava os sinais do que deveria estar ocorrendo quando estivesse próximo do fim acontecer.
O versículo que acima transcrevemos relata uma importante revelação nesse sentido. Ele mostra que antes da volta do Senhor, o evangelho deve ser pregado a todas as nações, testemunhando sobre a sua Palavra. Assim, em parte, dependem de nós o começo da grande tribulação, a volta de Jesus, e o grande julgamento que ele fará sobre os povos(Mt. 25: 31-32-33). Por isso, é importante lembrar que todo aquele que recebeu a Palavra de Cristo no coração deve fazer sua parte, propagando o santo evangelho aos que ainda não conhecem. Veja a recomendação do Senhor em seus últimos minutos antes de subir para o Pai:
“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. ”(Mc. 16: 15-16).
Se verificarmos com atenção os acontecimentos que tem ocorrido em todos os cantos do planeta, podemos perceber que o mundo se arrasta gemendo de dores e sofrimento, e tudo que o Senhor predisse está acontecendo. As guerras se sucedem, as nações se levantam umas contra as outras, fome, pestes, e terremotos acontecem em vários lugares, mas ainda não é o fim (Mt. 24: 6-7-8). A mais de dois mil anos Jesus espera que anunciemos a sua Palavra, levando as pessoas a crerem na verdade. Entretanto, muitos de nós não atentamos para o fato de que cada cristão deve contribuir de alguma forma para a propagação do evangelho.
No tempo atual dispomos de grandes facilidades para cumprir o mandado de Jesus. Temos poderosos meios de comunicação, que podem alcançar as pessoas em qualquer parte do planeta. Mas na maioria das vezes não os usamos para essa finalidade.
Portanto, amigo acredite. O fim dos tempos virá. As dores morais e físicas haverão de dar lugar a um mundo de justiça e paz (Is. 65: 18-19). Mas antes o Senhor haverá de julgar se demos ou não ouvidos à sua Palavra. Veja o texto:
“e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;”(Mt. 25: 32-33).
Busque ser uma ovelha de Jesus (Jo. 10: 27). Mande a Palavra do Senhor a outras pessoas, e certamente você terá a resposta de Deus em sua vida (ver G. 6: 7).