Mensagem

Pregue a Palavra (2)

MSG 294 = 11/7/2012

          “Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos. ” (Pv. 24: 11). 

       A maioria das pessoas nasce, vive e morre sem conhecer a verdade. Esse tipo de engano passou a existir desde o princípio da criação, quando o primeiro casal do mundo contraiu a natureza do pecado, enganado por uma serpente, o animal mais mentiroso que foi criado sobre a terra (Gn. 3: 1 a 6). Entretanto, não foi isso que Deus planejou para nós. Seu plano original objetivou dar-nos a vida na terra e nos céus, onde podemos viver eternamente sem dores nem lágrimas (Ap.21: 3-4). A Escritura Sagrada afirma que os planos do Senhor não podem ser frustrados (Jó 42: 2).  Portanto, se crermos nela, podemos ter certeza de que, um dia na eternidade, vamos ter o privilégio de olhar para trás e ver os frutos de nossa fé. Vivemos hoje num estágio de tempo em que Deus já nos concedeu a revelação da verdade, trazida pelo Seu Filho Jesus (Jo. 14: 6). Entretanto, a vitória sobre o engano enraizado em nossos corações depende de crer e praticar os mandamentos do Senhor (Mc. 16: 16).

       O texto acima transcrito aconselha-nos a livrar os que estão sendo levado para a morte. Em princípio podemos pensar apenas no primeiro tipo de morte, entendendo como tal o desaparecimento do corpo físico. Mas a revelação da verdade mostra que todos nós estamos sujeitos a um segundo tipo de morte. É a morte do espírito que, no futuro, poderá banir a existência de todos aqueles que não deram ouvidos à vontade de Deus (Ap.21: 8).

       Entendemos que o versículo acima reproduzido refere-se à morte do corpo e do espírito, e indica que muitas pessoas, enganadas a respeito da verdade, estão caminhando para a morte. É bom lembrar que a única forma de livramento para essas pessoas e o reconhecimento de Deus como soberano Senhor de suas vidas. Esse é o motivo pelo qual o apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, o recomendou a insistir na pregação do evangelho. Eis o texto:

      “Eu te conjuro diante de Deus e de Cristo Jesus que há de julgar os vivos e os mortos, … prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, convence, repreende, exorta com toda a paciência e ensino. ” (2 Tm. 4: 1-2).   

       Isso é o que Deus quer de todo aquele que já tem uma porção da santa Palavra guardada no coração (Mc. 16: 15). Entretanto, o mesmo inimigo que implantou o engano, continua operando para impedir que as pessoas venham a se despertar e conhecer a verdade. Ele sabe que a cada vez que isso acontece o inferno tem grandes baixas em suas fileiras (Jo. 8: 31-32).  Daí, a necessidade de esforçarmos para pregar o evangelho, usando todas as formas e meios que o Senhor nos tem concedido.  

       Amigo, se você já é convertido, lembre que um dia a forte mão do Senhor te alcançou, e te levou a entrar no verdadeiro caminho da vitória. Portanto, busque compartilhar com outras pessoas a verdade que foi colocada em seu coração. Ainda que isso seja difícil de fazer, ou que se faça no anonimato, um dia você vai ver que valeu a pena lutar por aqueles que cambaleiam para a morte.

       O texto abaixo transcrito eu dedico a todos aqueles semeiam a Palavra do Senhor:  “A recompensa da humildade e do temor a Jeová É a riqueza, a honra e a vida. ” (Pv. 22: 4).   

       Que Deus possa falar melhor ao seu coração.