Mensagem

PREGAR A PALAVRA

MSG 1018 = 04/11/2024

        A parte mais importante de um culto evangélico, é a ministração da Palavra de Deus. Através dela, o Espírito Santo usa o Pregador como instrumento para trazer a vontade do Senhor, a fim de que possamos discernir o que vem de Deus e o que vem do inimigo, ou seja, possamos diferenciar entre os costumes sugeridos por satanás, e os ensinamentos trazidos por Jesus. Entretanto, para isso, não basta a obediência. É necessário que venhamos a ser convencidos da verdade em nosso próprio espírito. Mas isso, só o Espírito Santo pode realizar, tocando nos sentimentos do coração do ouvinte, e mudando seu senso de julgamento (Jo. 16: 7 a 11). Portanto, a ministração da santa Palavra não é como ler um livro comum, que logo esquecemos os detalhes do que ouvimos. É um trabalho que só o Espírito Santo faz, convencendo a pessoa a aceitar a Jesus, perdoando parte de seus pecados e abrindo o entendimento para a verdade. É a partir daí que passamos a perceber o verdadeiro sentido da vontade de Deus em nosso coração. Esse foi um dos motivos de Deus haver trazido a Nova Aliança. Nela, a pessoa obedece a vontade de Deus, não por imposição, mas pelo desejo que o Espírito Santo forma em sua mente, depois de usar o livre arbítrio declarando que aceita Jesus como seu único e exclusivo Salvador (Ef. 1: 3 e 13). Veja o que Deus disse através do profeta, antes da vinda de Jesus. Eis o texto:

      “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (Jr. 31: 33).

       Quem ministra a mensagem em um culto, é apenas um instrumento do Senhor, pois o entendimento da Palavra vem do próprio Espírito Santo, através da unção que deixou no Pregador quando o batizou (I Jo. 2:   27-28). O nível dessa unção varia, de acordo com a capacidade espiritual que Deus encontrou na pessoa a que está sendo chamada (Mt. 25: 14-15). Essa capacidade vem de suas raízes, ou seja, de seus ancestrais (Ex. 20: 4-5). Isso deixa claro que quem prega o evangelho, usando sua própria sabedoria, certamente conduzirá o rebanho das ovelhas de Jesus ao caminho errado, pois impediu que o Espírito Santo fizesse sua parte naquilo que foi determinado por Deus, não o colocando em primeiro lugar, como Jesus recomendou. Veja o texto:

      “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt. 6: 33).   
 
       Isto quer dizer que ensinar a Palavra de Deus é uma função do Espírito Santo, onde ele nos usa como instrumento de sua vontade. Quando deixamos essas regras para empregar os meios humanos, estamos em franca desobediência a Deus, pois além de não sermos salvos, enganamos a quem nos ouviu nos fazendo de sábios aos nossos próprios olhos (Pv. 3: 6-7).

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                            Natanael de Souza
 
 
Obs.
         Compartilhe essa mensagem com outras pessoas.