“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. ” (Hb. 10: 36). Às vezes pensamos que Deus não está nos ouvindo quando buscamos a solução de um problema e não somos respondidos de imediato. Mas, na verdade, isso não deve ser motivo de desânimo porque quase sempre o tempo do Senhor é diferente do nosso (Is. 55: 9). Precisamos levar em conta que Deus conhece nossos caminhos, e sabe o que vai acontecer no futuro. Por isso, se corrermos o risco de vir a ser prejudicados pelo que pedimos, Ele faz silêncio sobre nossa petição, ou retarda o pedido para o tempo oportuno. Veja o que aconteceu com os pais de João Batista: Eles haviam orado para ter um filho, mas não tiveram resposta. Entretanto, perseveraram em servir a Deus, e depois de já envelhecidos o Senhor enviou o anjo Gabriel com a notícia do nascimento de João (Lc. 1: 11-12-13). Isso mostra que Deus tem a memória de tudo que pedimos, e que nossas orações não caem no vazio quando procuramos levar uma vida irrepreensível diante Dele (Lc. 1: 6).
No versículo que acima reproduzimos o autor do livro de Hebreus nos adverte de que devemos fazer a vontade de Deus e perseverar, pois é dessa forma que somos alcançados por Suas promessas. Precisamos entender que o caráter de Deus não vai mudar por causa de nossa ansiedade (Mt. 6: 27).
Portanto, viver em obediência à Palavra de Dele e perseverar na convicção de que Suas promessas cumpridas, é o caminho correto para vencermos as adversidades.
Jesus previu que nos tempos de angústias, muitos desafios haveriam de sobrevir; mas na nossa perseverança ganharíamos a nossa alma (Lc. 21: 17-18-19). Por isso, é muito importante que venhamos a guardar essa advertência em nosso coração, pois os desafios da fé aumentam a cada dia mais, tentando nos vencer pela ansiedade e desespero.
Desde os tempos antigos a longanimidade é um fator essencial para que alcancemos as promessas de bênçãos. Veja Davi declarou:
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. ” (Sl. 40: 1).
Amigo, se você tem se esforçado para praticar os mandamentos da lei de Deus, e seus pedidos ainda não tiveram respostas, não fique angustiado. Deus sabe de suas necessidades, e quer te abençoar (Mt. 7: 11). Lembra que a perseverança é um dos frutos do Espírito Santo, que devemos desenvolver em nosso coração para que venhamos a tornar como cabeça e não calda, vencedor e não vencido (Ver Dt. 28: 13). Portanto, use a sua fé: CREIA, BUSQUE e PERSEVERE, porque Deus é contigo (Jz. 6: 12).