Mensagem

Praticar a Palavra

MSG 159 = 4/11/2009

    Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; ” (Tg. 1: 23).   

      A Palavra contida nas Escrituras é o instrumento de Deus, revelado por meio de seus escolhidos para dar conhecimento dos planos do Criador a todas as pessoas que passam pela vida na face da terra. Ela aponta a maneira pela qual devemos relacionar com Deus e com os nossos semelhantes(Ver Mc. 12: 29-30-31). É necessário  considerar que Deus é perfeito, e exige que busquemos também a perfeição, tendo Ele como modelo, pois fomos criados à Sua imagem e semelhança(Ver Mt. 5: 48). Portanto, quando chegar o dia de sermos julgados por Ele, a porção de Sua Palavra que, de alguma forma, alcançou nossos sentidos, será estabelecida como o fiel da balança. O Senhor Jesus nos advertiu disso, mostrando que no dia de nosso julgamento a prática dos ensinamentos do evangelho será cobrada (Jo. 12: 47-48). Por isso, a partir do momento em que tomamos conhecimento da vontade de Deus, devemos abandonar o que o mundo nos ensinou, e considerar como certo o que as Escrituras nos ensinam.  

      O versículo que acima transcrevemos faz uma advertência ao risco que corremos em ouvir a Palavra de Deus e não colocar em prática. Ao comparar o não praticante com alguém que se contempla diante de um espelho, o apóstolo Tiago deixou implícita a idéia de que nossa atitude correta é olhar para Jesus e não para nós mesmo. Por várias vezes a Bíblia demonstra que sempre acabemos como vencedores, quando deixamos de considerar as nossas limitações  e olhamos para o poder de Deus. Um grande exemplo desse tipo de atitude foi dado por Josafá, rei de Judá, quando se viu encurralado por uma multidão de inimigos que queria tomar seu reino. Veja o texto de sua oração:

     Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. ” (2 Cr. 20: 12). 

     Os relatos mostram que mesmo estando em grande inferioridade aos seus agressores, Josafá foi plenamente vitorioso, pois diante de sua atitude, Deus assumiu a batalha e os inimigos caíram por terra(2 Cr. 20: 14-15).

      É bom lembrar que o caráter de Deus não muda. Isso significa que se dermos atenção à Sua Palavra, e praticar o que ouvimos, certamente Ele confirmará os Seus propósitos em nossas vidas, especialmente nos momentos em que estivermos em grandes dificuldades.

      Portanto, amigo, coloca em prática a Palavra de Deus que alcançou o seu coração. Lembra que, como Josafá, nós também vivemos num mundo cheio de inimigos. Alguns estão à nossa vista, mas muitos estão ocultos aos nossos olhos, e por isso, a melhor opção é viver de acordo com os mandamentos que amorosamente Deus nos deu. Veja o texto:        “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. ” (PV. 3: 5-6).  

 

      Que o Senhor te abençoe e te guarde.