Mensagem

A PALAVRA DE DEUS

MSG 928 DE 26/06/2023

      É comum não se levar em conta o fato de que a Palavra de Deus tem caráter especial, e na medida em que a guardamos no coração, ela vai modificando nossa maneira de pensar agir, produzindo a revelação da vontade de Deus, sem precisar de apelos para outros meios de auxílio. Mas, para que isso aconteça, a pessoa que a ensina deve ter capacidade de formar explicações eficientes e acessíveis ao entendimento de outras mais simples, facilitando ao máximo a compreensão dos ouvintes. Jesus mostrou que quando não fazemos isso, o diabo tira a Palavra do coração daquele que não entendeu (Mt. 13: 19). Por isso, quando aprendemos o evangelho com quem não tem bom conhecimento dele, corremos o grande risco de comprometer nossa salvação (I Co. 3: 10 a 15 e Mt. 23: 15).  Nos dias atuais, é grande o número daqueles que tentam fazer as pessoas praticar seus ensinamentos, constrangendo-as através do medo das ações satânicas. Isso acontece porque a maioria dessas pessoas não sabem – e se sabem não consideram – o verdadeiro poder da Palavra de Deus. Veja o texto:

      “... a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb. 4: 12).

       Usando satanás como ferramenta para constranger as pessoas, o pregador acaba levando-as a temer mais ao diabo que Jesus. O fato de crermos que a Palavra de Deus é apta para discernir as intenções do coração, dispensa quaisquer outros artifícios. Entretanto, é necessário que venhamos a distinguir de maneira clara. Longe da intenção de criticar quem quer que seja, nosso objetivo aqui é apenas alertar sobre o risco que se corre em tentar buscar a salvação através de pessoas, que mesmo tendo boa vontade, não têm condições de passar um bom conteúdo do evangelho. No mundo em que vivemos hoje, é muito grande o risco de se aprender erradamente os caminhos do Senhor, e por isso é importante lutar para buscar um ensinamento bíblico verdadeiro. O apóstolo Paulo alertou disso, mostrando que quem não tem um bom conteúdo bíblico, está sujeito a muitos sofrimentos antes de alcançar a salvação depois que morre. Veja o texto:

      “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” (I Co. 3: 15).   

        Referindo-se à queima da obra, Paulo aponta para a alma daquela pessoa que teve uma base bíblica fraca, e não vencendo as adversidades, ficou no âmbito dos domínios satânicos, por não ter conseguido cumprir os mandamentos do evangelho. Levando em conta que a salvação é o alvo mais importante de nossa vida, precisamos então nos empenhar na busca dela, a qualquer custo, e jamais usar o medo de satanás como ferramenta, pois sua ação só nos atinge se não tivermos a unção de Deus. Portanto, amigo, se o conteúdo do evangelho que você está recebendo é bom, ou seja, comparado a um edifício de ouro, como disse o apóstolo Paulo, guarda-o com carinho. Mas se está fraco, não tenha dúvidas em procurar um lugar que te possas fortalecer (I Co. 3: 12).  

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                              Natanael de Souza