Mensagem

OBEDIÊNCIA

MSG

        Mesmo quando somos batizados com o Espírito Santo, sentimos dificuldades para praticar alguns dos andamentos importantes do evangelho de Jesus. Por isso, normalmente eles são postos de lado, porque não temos forças para dominar os sentimentos do coração, a fim de praticá-los. Isso acontece porque nosso coração está enraizado em muitos costumes contrários ao que eles mandam. São obstáculos que nos impedem de cumprir detalhes extremamente valiosos no caminho da salvação. O perdão talvez seja o maior deles. Mas as Escrituras mostram que a chave para reunir forças a fim de cumprir esses mandamentos, é a obediência ao Senhor. É necessário, então, que nos coloquemos na condição de servos, ou seja, aquele que obedece sem questionar, para que possamos cumprir esses mandamentos. Isso foi mostrado, quando os dez leprosos pediram a Jesus que os curassem. Veja o texto:

      “E aconteceu que,...  entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.” (Lc. 17: 11 a 14).

       Veja que a cura aconteceu simplesmente pelo fato daqueles leprosos terem mostrado obediência à ordem do Senhor. Se eles tivessem questionado quando foram mandados ir ao sacerdote, certamente a cura não teria acontecido. Na verdade, quando receberam a ordem, eles não tinham o que mostrar ao sacerdote, pois a lepra ainda estava em seus corpos. Mas eles obedeceram sem questionar, e foram curados. Isso mostra que devemos partir para o cumprimento da ordem do Senhor, sem considerar o que achamos. Assim, devemos partir para a obediência a fim de fazer o que ele mandou, mesmo que os sentimentos do nosso coração estejam rejeitando. Isso significa negar a nós mesmos como ele disse que devemos fazer (Mc. 8: 34). A obediência é a coluna do sucesso, e devemos praticá-la como servos. Assim, quando o Senhor nos manda orar pelos nos perseguem; bem dizer aos que nos maldizem, não resistir ao homem mau, devemos partir para obedecer, mesmo que nosso coração esteja pedindo para não fazer, pois, como aconteceu no caso dos leprosos, quando partirmos para obedecer, o sentimento de vingança, ou o ódio são tirados do nosso coração. Isso representa atender às advertências do Senhor. Veja o que ele manda, através do livro de provérbios. Eis o texto:

       “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; ... “(Pv 3: 5-6-7). 

       Portanto, só consegue ser vencedor, aquele que nega os seus próprios sentimentos  para fazer como o Senhor mandou. A falta de observação dessa advertência, tem levado milhões de almas ao caminho errado, e o pior é que quando isso acontece com os Pregadores, seus seguidores tomam o mesmo destino. Dessa forma, os princípios do evangelho são para ser cumpridos irrestritamente. A obediência tem de ser total, ainda que não estejamos entendendo sobre o que foi mandado, ou que os sentimentos do nosso coração estejam rejeitando. O fato é que, a partir do momento que fazemos uma aliança de salvação com Jesus, é ele quem manda em nossas decisões, e perante ele nosso ego deixa de existir. Essa é a cruz que devemos levar para alcançar o paraíso sem ser julgado (Jo. 5: 24).

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                    Natanael de Souza