Mensagem

O PERIGO DA ALDEIA

MSG 872 DE 03/05/2022

                                         

          Nenhum dos milagres operados por Jesus ocorreram por acaso. Todos eles faziam parte do plano de Deus, para acontecer daquela forma, naquele dia, e hora, também naquele lugar, não só para beneficiar as pessoas, como para demonstrar o poder de Deus na terra, mas sobretudo para que nós hoje pudéssemos tomar o perfil deles como modelo de várias situações que acontecem. Observe o que aconteceu com o cego da aldeia de Betsaida. Pediram a Jesus para o curar, e a primeira atitude do Senhor foi tirar o cego para fora da aldeia, cuspindo-lhe nos olhos e impondo as mãos. Na verdade, bastava apenas uma ordem dele, e o mal iria embora. Mas, mesmo fazendo algo diferenciado, quando perguntou o cego se estava enxergando, esse respondeu que via os homens como árvore andando (Mc. 8: 23-24). Num sentido figurativo, isso tem semelhança perfeita com o que acontece com milhões de cristãos hoje. Em muitos casos, eles frequentam igrejas que não ensinam corretamente o evangelho, e vêm a Palavra do Senhor de forma deficiente. Isso pode ocasionar um grande prejuízo para a salvação daqueles que permanecem aceitando o conteúdo fraco da Palavra do Senhor. O apóstolo Paulo nos advertiu disso. Veja o texto:
      “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, ... o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica... se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; ..., porque pelo fogo será descoberta; ... Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” (I Cor. 3: 10-12-13-15).
       Em sua previsão, Paulo deixou claro que muitos viriam a edificar o evangelho no coração dos cristãos, em vários níveis de conteúdo. Mas alguns o edificariam de maneira fraca – como palha – e os que o recebesse dessa forma não iriam resistir o dia da adversidade. Declara o apóstolo que esses até seriam salvos, mas como que pelo fogo. Isso mostra que aqueles que não se santificam no cumprimento do evangelho, não serão salvos de imediato, mas permanecerão nos domínios do inimigo, até o dia do último julgamento, que é o juízo final (Ap. 20: 11-12). Na cura do cego de Betsaida, Jesus o tirou da aldeia, mostrou que, mesmo depois de curado, sua visão era deficiente, e o proibiu de voltar à aldeia (Mc. 8: 26). A aldeia prefigura as igrejas de hoje que constroem um evangelho como edifício de palha no coração das pessoas, e essas correm o sério risco de ter que passar pelo fogo para depois serem salvas. Passar pelo fogo depois da morte, quer dizer que a alma da pessoa vai permanecer nos domínios de satanás durante centenas de anos, para depois serem salvas.
       Por isso, amigo, se apegue a Jesus e não à igreja. Jesus nos manda avaliar pelos frutos (Mt. 7: 15-16). O que está em jogo é seu destino após a morte, e isso é a coisa mais importante para qualquer um de nós. Se os frutos de sua igreja no ensino do evangelho não correspondem a um edifício de ouro, prata ou pedras preciosas, não pense duas vezes. Busque outra que te ensine melhor. Deixe para trás as amizades, as aparências, os prédios de luxo, e busque um lugar onde o evangelho do Senhor é ensinado com dedicação. O resultado disso, você vai ver no dia da adversidade, quando sentir que você tem força espiritual para vencer e não ser vencido.
       Que o Senhor nos conceda força para vencer todas as coisas.
 
                                                                 Natanael de Souza