Mensagem

O NOVO NASCIMENTO

MSG 892 = 20.09.2022

       O novo nascimento é uma modificação que se processa em nosso espírito, levando-nos a entender que, quando abandonamos a prática de pecados, e passamos a viver na obediencia aos mandamentos contidos nas Escrituras Sagradas, retornamos à comunhão com Deus, e alcançamos a vida eterna. Ele ocorre quando aceitamos abandonar os costumes pecaminosos do mundo, e assumir um compromisso de fidelidade  com Jesus (Jo. 8: 31-32).  É o início do caminho pelo qual devemos passar, para retornar a Deus, como foi no princípio da criação (Jo. 3: 3). A ação que o provoca é realizada pelo Espírito Santo, que nos convence da verdade, despertando nosso espirito, e deixando em nós um potencial de unção (capacidade espiritual), para entender a legítima vontade de Deus, contida nas entrelinhas dos textos bíblicos (Jo. 16: 8 e 13). Veja a resposta que Jesus deu ao fariseu Nicodemos, quando esse o questionou sobre os sinais que ele fazia. Eis o texto:    
  “ ... “Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Nicodemos questionou-o: Como pode um homem nascer, sendo velho? ...  Arrazoou Jesus: Em verdade, em verdade te asseguro: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; mas o que nasce do Espírito é espírito.” (Jo. 3: 3 a 6).    

     O Senhor falava de um renascimento de nosso espírito, para viver em novidade de vida. O reino de Deus é um conjunto de forças espirituais, está alocado nas regiões celestes, e se compõe da força do evangelho anunciado por Jesus; da força do Espirito Santo, que toma as almas do reino de satanás e as leva ao reino de Jesus; e da justiça divina, que, com base nos textos bíblicos, nos julga após a morte, para definir rnosso destino (Ef. 1: 3;  Ap. 6: 2 a 6 e Jo. 12: 48). Jesus declarou que somente aquele que se esforça, o alcança (Lc. 16: 16). O perfil desse esforço foi mostrado a Jacó, figuradamente numa escada, pela qual  os anjos de Deus subiam e desciam. Evidentemente, os que subiam somos nós; e os que desciam são aqueles que Deus manda para nos ajudar no caminho da salvação (Gn. 28: 11 a 15 e Hb. 1: 14). O grande desafio é subir essa escada, vencendo as dificuldades de cada degrau. Foi a linguagem usada por Deus para mostrar o sacrificio que devemos fazer, quando vivemos na prática dos mandamentos de Jesus (Mc. 8: 34). As Palavras do Senhor dadas a Nicodemos, mostram que não alcança a salvação, de imediato, aquele que retroagir diante dos desafios (Hb. 10: 38). É o renascer de nosso espírito que o capacita a vencer, e alcançar o alvo. Veja o que disse o apóstolo Paulo a esse respeito. Eis o texto:    
   “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha conquistado; mas tomo a seguinte atitude: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim, apresso-me em direção ao alvo, a fim de ganhar o prêmio da convocação celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Fp. 3: 13).    

      Portanto, a prioridade de quem abraça a divina tarefa de evangelizar, como mandou o Senhor, deve ser o preparo de pessoas para ter um coração reto perante Deus (At. 8: 21 e Mt. 6: 33).Como nos dias atuais muitos usam o evangelho com outros objetivos, devemos então estar atentos para as advertências de Jesus (Mt. 24: 4-5).       
 Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
                                                              Natanael de Souza