Mensagem

O FLUIR DO ESPIRITO SANTO

MSG 851 = 21/09/2021

       
      O Espírito Santo é uma das bençãos que estão derramadas para nós nos ares da terra, desde o tempo de João Batista (Ef. 1: 3). Ele faz parte do reino de Deus, e Sua função principal é convencer as pessoas que vivem na prática do pecado, do erro que elas  cometem em desobedecer a Deus (Jo. 16: 8). A ação do santo Espírito se manifesta através do toque em nosso espírito, afastando o pecado que nos impede de perceber a verdade, a fim de que venhamos nos submeter ao jugo de Jesus, e passemos a viver na prática da justiça divina (Mt. 11: 28-29). Ele limpa os corações da contaminação gerada pelo pecado, leva-nos a perceber a verdade, e decidir mudar o modo de agir (Mt. 15: 10-11-18-19-20). Veja o que Jesus disse a Seu respeito. Eis o texto:

      “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.” (Jo. 16: 13). 

       O Espirito Santo foi enviado aos ares da terra na representação da potestade espiritual que montou o cavalo vermelho relatado no apocalipse (Ap. 6: 4). Porém, só foi derramado sobre os discípulos, depois da ascensão de Jesus, quando passou a capacitar as pessoas que aceitam o evangelho, e creem em Jesus na forma como dizem as Escrituras (Jo. 7: 38-39).  Guiando-nos na verdade, o Ele nos fortalece, inspirando em nosso coração as atitudes que devem ser tomadas para não cairmos nas ciladas do diabo, visto que nossas forças são insuficientes para cumprir muitos dos mandamentos de Jesus. Sem Ele é praticamente impossível alcançar o alvo da salvação, já que somos presas fáceis perante as ações do inimigo (Jo. 15: 5). Essas são as razões pelas quais João Batista profetizou que Jesus haveria de nos batizar com o Espírito Santo e com fogo (Lc. 3: 16). O batismo com fogo são os desafios que enfrentamos, e somente reunimos forças para vencer se formos primeiramente batizados com o Espírito Santo. Pouco antes de subir aos céus, Jesus revelou isso aos discípulos. Veja a transcrição:

     “... convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, ... começando por Jerusalém. E dessas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc. 24: 46 a 49).     

      Esse texto deixa claro que o cristão precisa do revestimento de poder do Espirito Santo para enfrentar os confrontos espirituais. Entretanto, milhões de pessoas, que  já foram batizadas nas águas, sinalizando para Jesus que querem participar da Nova Aliança de salvação, buscam e não recebem a confirmação do Senhor por meio do batismo com o Espírito Santo.  Isso indica que elas não estão crendo em Jesus como dizem as Escrituras. Por isso, elas devem examinar se o ensino que recebem está de acordo com o que Jesus ordenou.

       Amigo, você que ainda não foi batizado com o Espírito Santo, lembre-se de que Jesus te deu um talento em potencial quando você se convenceu do pecado (Mt. 25: 14-15). Portanto, independente de qualquer liderança humana, você pode desenvolver esse talento e discernir a verdade, examinando a Bíblia (Jo. 5: 39). Faça isso, e certamente o Espírito Santo fluirá em você.  

       Que o Senhor possa te abençoar ainda mais.
 
                                                                    Natanael de Souza